Home » , , , , » A Noruega leva mais um título com Magnus Carlsen-Campeão Mundial de Xadrez pela 3ª vez

A Noruega leva mais um título com Magnus Carlsen-Campeão Mundial de Xadrez pela 3ª vez

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 30 de março de 2017 | 22:29

A Noruega Leva Mais Um Título Com Magnus Carlsen Como Campeão Mundial De Xadrez Pela Terceira Vez.

Magnus Carlsen adiou o sonho russo da vitória mundial e se consagrou tricampeão.
O Campeonato Mundial de Xadrez de 2016 foi disputado entre o campeão mundial dos anos 2013 e 2014 Magnus Carlsen e o ucraniano Sergey Karjakin, vencedor do Torneio dos Candidatos. A partida ocorreu na cidade de Nova York entre os dias 11 à 30 de Novembro, durando mais de quinze dias e com recorde de espectadores, demonstrando a enorme proporção e estrutura que torneios de esportes mentais, como no caso do poker e do xadrez, vem tomando. A expectativa, bastante real, é a equiparação à super-produção dos eventos considerados de "esporte tradicional". 
Em 2002, Sergey foi considerado um prodígio do xadrez e detém o recorde de mais jovem Grande 
Mestre da história, alcançando o título apenas aos 12 anos e 7 meses. Aos quatorze anos, ele derrotou o então campeão mundial Vladimir Kramnik, e em 2004, no encontro de xadrez de Dortmund Sparkassen. Também no ano de 2004, Karjavin foi o único humano a derrotar o computador no Man vs Machine World Team Championship em Bilbau, Espanha, onde ele era o mais jovem jogador e o com menor ranking. Mesmo com todo este currículo não foi possível impedir a vitória de Carlsen e devolver o título à Russia, que já não o ganha há anos. 
O pai de Magnus notou desde estágios muito recentes na infância que o filho tinha um talento  excepcional. Antes de atingir dois anos de idade, já conseguia montar quebra-cabeças de 50 peças e aos cinco fazia complexas construções de Lego. Como adorava xadrez, Henrik tentou ensinar Magnus. O pai impôs ao filho a sua paixão pelo jogo, mas aos poucos, e de forma espontânea, Magnus começou a jogar xadrez no computador. "Mas não como uma obrigação, nunca pedimos nada. Era um hobby. Ele tinha essa vontade. Primeiro queria ganhar às irmãs e depois começou a estudar para me derrotar", contou Henrik Carlsen. O jovem de 26 anos é de uma nova geração de competidores profissionais, que tiveram suas primeiras práticas no mundo virtual para só depois colocarem à prova suas habilidades no mundo real. Ao contrário de outros jogadores, que se revelam em lendas antigas do xadrez como Bobby Fischer, o tricampeão sempre estudou xadrez no computador, atividade que lhe permitiu com a prática memorizar cerca de 500 mil jogadas. Um dos grandes trunfos do norueguês, que se tornou mestre internacional de xadrez aos 13 anos, é conseguir calcular jogadas de forma extremamente rápida. 
Pelo visto o incentivo do pai na área em que Magnus já era habilidoso foi muito produtivo. A conquista de seu tricampeonato mundial foi um tanto quanto acirrada, dado que o norueguês é  conhecido por ganhar seus jogos sempre nas primeiras séries, desta vez se viu compelido a  disputar um desempate de quatro partidas semi rápidas (jogos de 25 minutos e mais dez segundos adicionais por jogada), o mestre norueguês destacou-se nos últimos jogos, depois de não ter apresentado tanta eficiência nos primeiros. Desta forma desenrolaram-se as 12 partidas disputadas, nas quais foram registrados dez empates e um triunfo para cada lado. 
Embora tenha dado um belo trabalho à Carlsen, o russo aparentava nervosismo no desempate. A  quarta partida veio para consolidar as habilidades e talento de Magnus, que anunciou em termos 
pugilísticos que “para ele era apenas uma questão de oportunidade, que iria socá-lo [Sergey] até 
derrubá-lo”. O competidor jogou de forma mais defensiva e terminou com o sacrifício da rainha em 
uma jogada impecável, conquistando o tricampeonato mundial. O título mundial valeu ao norueguês o prêmio de 550 mil euros.