Home » » A arte de resolver posições complexas - 2

A arte de resolver posições complexas - 2

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 21 de julho de 2014 | 08:54

Esse artigo é a continuação do A arte de resolver posições complexas

Para melhor aproveitamento, recomendamos que o leitor analise primeiramente este artigo anterior.


Por favor, dê uma olhada na seguinte posição:



28.Bc7!, mantém ambas as torres pretas na oitava fila. Agora o branco jogará f3, e4, e com a tentará um pressão sufocante h4-h5 - e com todas as principais peças na outra ala, os bispos de cores opostas só dá as brancas maiores chances de ataque contra o rei preto. No entanto, a jogada teria vindo a cabeça do jogador das brancas mais rápido se ele tivesse estudado (ou talvez atualizado-se com) a seguinte partida, a partir do protagonista do nosso primeiro exercício:



O melhor jogada, tanto esteticamente e cientificamente, é 24.Ba7!. Após 24 ... Ce8 25.Bc2 Cc7 26.Tea1 De7 27.Bb1 Be8 28.Ce2 Cd8 29.Ch2 Bg7 30.f4 f6, Preto deve aguardar seu próprio destino.

Nestes exemplos, a solução correta consistiu de uma jogada para a frente. Mas as vezes, a peça se move para trás, e tal movimento pode ter um efeito ainda mais mortal, como um pré-requisito para um impulso para a frente. Considere a seguinte situação:



O tentador 28.Tf2 sendo executado vem 28 ... Teh8 (29.fxg6 Txh4 30.Txh4 Txh4 31.Txf6 Th1+ pretas ganham material). Poderíamos tentar uma melhoria nesta ideia, e jogar primeiro 28.De3 primeiro (limpando a casa d2- como uma rota de fuga: 28 ... b6 29.Tf2 Teh8 ainda; 30.fxg6 Dxg6 31.Cxg6 Txh1 + 32. Rd2! Rxg6 e o preto ainda assim não deve perder essa posição; 33.Cg3 T1h2 e as brancas não tem munição na outra ala). As brancas venceram com o astuto 28.Cg1! O mais simples, a ideia é pressionar o cavalo preto em g5 com Cg1-f3. Devido à falta de contraataque das pretas, as brancas tem tempo para essa manobra. 28 ... gxf5 29.gxf5 Rf8 30.Cg6 + e branco rompeu facilmente a sétima e oitava filas.

Espero que você tenha gostado destes exemplos e aprendido algumas coisas sobre como resolver táticas em geral. Táticas não são apenas para crianças ou para iniciantes; como o ex-campeão mundial Mikhail Tal expressa, somos todos fãs de xadrez, e, assim, gostamos de desfrutar de um bom problema de vez em quando. Como nas aberturas, devemos aumentar em termos de qualidade de força global, então as táticas que você resolve também devem receber proporcionalmente níveis mais difíceis.

Texto Traduzido e adaptado de:

  like xadrez

Post produzido pela equipe Xadrez Batatais e protegido por direitos autorais. Imagens e informações obtidas a partir das fontes acima citadas.Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário