Home » » A arte de resolver posições complexas - 1

A arte de resolver posições complexas - 1

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 17 de julho de 2014 | 15:16

Desde os estágios iniciais de desenvolvimento do xadrez, você provavelmente foi exposto a resolver exercícios "táticos". Parece que, por natureza, cada jogador de xadrez inicialmente compartilha a alegria de encontrar a solução certa para um problema tático em algum grau.Felizmente para você, problema de tática é um exercício que ainda pode ser executado por mais erudito que você tenha se tornado. Neste artigo, apresentaremos alguns "complicados" exercícios e trabalharemos com você, na esperança de que seja capaz de resolver tais problemas complicados em seus jogos futuros. Vamos lá!


Enquanto comentava um de seus próprios jogos, o ex-campeão mundial Anatoly Karpov uma vez explicou o motivo de sua decisão em um momento crítico:. "Eu estava pensando por 20-25 minutos e, finalmente, fiz o movimento óbvio na posição. Depois da partida, meu motorista de limusine, na conversa, me perguntou por que eu levei tanto tempo para fazer aquela jogada. Ele mesmo a viu instantaneamente! Expliquei-lhe que, quando se joga xadrez, nem sempre é importante ver primeiro a jogada certa, mas é fundamental ver a jogada futura que a acompanhará ". Este exercício demonstra engenhosamente a sabedoria da proclamação de Karpov.

A linha correta é 16.Bc1! Posicionalmente, se o preto troca o bispo, seu defensor das casas escuras se foi. A linha essencial e óbvia é 16 ... Bd6. A jogada fundamental é 17.b4! após o qual a tática favorece o branco. O preto não pode capturar em b4, porque então 18.cxd5 exd5 19.Rxc7 ganha material, 19 ... Tb8 20.Cxb6. 17 ... c5 18.cxd5 exd5 19.Cxb6! Cxb6 20.bxc5 Cxc5 21.dxc5 Bxc5 22.Txc5 Dxc5 23.Cg5 e as pretas estão perdendo alguma coisa. Você tinha que ver o movimento acompanhamento 17.b4, o que não é fácil de considerar, porque à primeira vista parece apenas estar dando um peão de graça.


A ordem de correta de jogadas geralmente importa, não só em termos de nuances de abertura, mas também em casos como o acima. O xadrez é realmente todo tática (ou 99%, de acordo com o famoso mestre do início do século 20 Richard Teichmann), mas com base em uma lógica interna indescritível. O movimento correto é 41.Ta2! Por quê? Vamos olhar para o caminho errado. 41.Te2 Cd5 42.Cxd5 Dxd5 43.Dxd5 exd5 44.fxg5 hxg5 45.Tf1 Rg6 46.Te6 Te7 47.Td6 Te2 + 48.Rg1 Te3 com complicações. Agora, a outra variação: 41.Ta2 Cd5 42.Cxd5 Dxd5 43.Dxd5 exd5 44.fxg5 hxg5 45.Tf2 Rg6 46.Te6 Te7 47.Td6, e torna-se claro que, por causa das ameaças brancas a torre preta cobre a sétima fila. O preto não pode jogar ... Te2 +, e com isso vai por água abaixo todo o contraataque preto. O preto está em um Zugzwang, porque a torre não pode deixar a fila e- porque as torre branca vai ocupá-la. O Rei, obviamente, está ligado a defesa do peão f5- por isso não pode se mover, A torre de c8- está escrava da defesa de c6, o Bispo está preso, e se a torre se move ao longo da coluna e-, Ca5 vem, ganhando o peão de c6- e ameaçando xeques perigosos.

Acompanhe depois: A arte de resolver posições complexas 2

Texto Traduzido e adaptado de:


  like xadrez

Post produzido pela equipe Xadrez Batatais e protegido por direitos autorais. Imagens e informações obtidas a partir das fontes acima citadas.Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.



Compartilhe este artigo :

+ comentários + 2 comentários

12 de janeiro de 2016 18:27

Gostaria de ter salvo no word para imprimir e reproduzir no tabuleiro com calma, mas está bloqueado. Tudo bem...

17 de abril de 2016 02:09

Ozymandias Realista... tira uma print da tela :) rs

Postar um comentário