Home » » FIDE World Candidates Tournament 2014- Anand Campeão!!

FIDE World Candidates Tournament 2014- Anand Campeão!!

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 1 de abril de 2014 | 17:17


No último dia do evento duas partidas foram lutadas arduamente para encerrar de maneira brilhante os jogos em Khanty-Mansiysk. Topalov tentou o máximo que pôde para evitar terminar em último no evento, mas Andreikin provou ser muito engenhoso e a partida terminou em um empate. A abertura de Aronian saiu pela culatra e Karjakin confortavelmente o pressionou através do jogo, em uma maratona que durou quase sete horas.

A Torneio de Candidatos a desafiante do campeão mundial ocorreu em Khanty-Mansiysk (Rússia). A primeira rodada começará na Quinta, 13 de Março, às 15:00 hora local, a rodada final foi no domingo, 30 março, 2014. O evento teve um formato de duas partidas entre cada jogador. O controle de tempo foi de 120 minutos para os primeiros 40 lances, 60 minutos para os próximos 20 e 15 minutos para o resto do jogo, mais um adicional de 30 segundos por jogada a partir do movimento 61.O torneio determinou o desafiante que enfrentará o Campeão Mundial, Magnus Carlsen, na disputa do título ainda este ano. O prêmio é de 600.000 Euros (EUA = $ 832.000), o primeiro lugar 135,000 e última (8) colocar 25 mil Euros.



A emocionante Torneio de Candidatos 2.014 chegou ao fim. Em geral, o torneio foi extremamente lutado, com batalhas, erros, preparações profundas, surpresas na abertura completo e basicamente com tudo o que alimenta um evento fantástico. Anand é sem dúvida o vencedor merecido, mas isso não era o que estava em jogo na final.
Presidente da FIDE Kirsan Ilyumzhinov, entrando para ver a última rodada do evento



Aronian, Levon 0-1 Karjakin, Sergey


O jogo mais longo em tempo de partida, de longe no torneio, com quase sete horas no relógio. Aronian tentou surpreender na siciliana, jogando uma espécie 2.Nc3 3.Bc4 uma estranha configuração. Karjakin teve problemas na abertura, mas a posição que se tornou interessante.



Karjakin tratado abertura estranha de Aronian sem problemas

Aronian ganhou um peão, mas em troca, Karjakin recebeu uma compensação fabulosa na forma de torres ativas e pressão. Karjakin seguiu com outro sacrifício forte, desta vez a troca em f3, e a posição do rei branco tornou-se instável, enquanto as pretas tinham peças muito fortes. Aronian quase que imediatamente deu o seu material de volta.

Branco obteve um peão passado, mas suas peças passivas e rei exposto manteve dando-lhe dores de cabeça. Eventualmente, a pressão do Karjakin tomou proporções e com a  série de erros de Aronian este perdeu material. Com bastante técnica Karjakin converteu a posição e alcançou o segundo lugar no evento.

A diferença entre um empate e uma vitória foi de cerca de 40.000 Euros. 
Não é um mau motivo para lutar.

Anand, Viswanathan ½ - ½ Svidler, Peter
Com o torneio já nas mãos Anand não teve nenhum sentido para jogar para o sangue ou para mostrar coisas novas em sua preparação. O Marshall de Svidler foi mais do que suficiente para saltar para um final facilmente desenhado.


Difícil para as pretsas pressionar contra alguém 
que não tem interesse em permitir as complicações


Fazendo um primeiro movimento cerimonial no tabuleiro do já desafiante


Mamedyarov, Shakhriyar ½ - ½ Kramnik, Vladimir

Kramnik e  Mamedyarov jogaram uma Nimzo-india e rapidamente terminaram em um empate.
O dinheiro é dividido, por isso desempates não são um problema se não lutar pelo primeiro

Topalov, Veselin ½ - ½ Andreikin, Dmitry
O outro jogo muito disputado da rodada. Branco sempre teve algumas vantagens posicionais prolongadas na posição, especialmente visando peões fracos da ala do rei preto. No entanto Andreikin sempre tinha algum contrajogo para chatear com suas peças ativas. Topalov conseguiu ganhar um peão, mas sua estrutura foi comprometida, acabou levando a um final bispo facilmente desenhado.

Topalov jogado por uma vitória, mas Andreikin realizou o necessário

Topalov terminou em último, mas ele ainda recebeu 17 mil euros


Classificação após treze rodadas
Fotos do site oficial

Fonte:
like xadrez


Post produzido pela equipe Xadrez Batatais e protegido por direitos autorais. Imagens e informações obtidas a partir das fontes acima citadas.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com
Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário