Home » , » 11 erros que você não quer fazer em seu xadrez

11 erros que você não quer fazer em seu xadrez

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 21 de fevereiro de 2014 | 16:05

Acompanhe no artigo abaixo excelentes informações e pontos de vista sobre alguns erros comuns de pessoas que se inserem no mundo do xadrez, alguns são erros simples e fáceis de serem observados, outros requer do jogador reflexão. O detalhe é que são conselhos dados a jogadores de diversos níveis de força enxadrística.

11. Jogar xadrez para ganhar prêmios em dinheiro

Written by Yury Markushin

Eu conheci pessoas que acham que eles podem passar algumas horas no xadrez, eBOOM ganhar $ 10.000. Errado. A menos que você tenha uma paixão por xadrez, gaste muito do seu tempo para estudar e praticá-lo você não pode ter sucesso em qualquer torneio de xadrez. Os torneios com grande prêmio de fundo são especialmente competitivos. Não faça isso, se você quiser salvar a si mesmo de uma grande decepção e tempo. O dinheiro não deve ser uma motivação em tudo o que fazemos, inclusive no xadrez.

10. Parar de jogar após perder uma partida

Não é um bom hábito sair de qualquer coisa (exceto tabaco) se você falhar uma vez. Todos os jogadores, grandes e pequenos perdem partidas. É normal. Se eles tivessem parado, não teria havido nenhum Fischer, Kasparov ou Carlsen como os conhecemos hoje. Perder no xadrez deve ser um sinal de que mais treinamento é necessário. Ele deve motivá-lo a trabalhar mais e jogar melhor na próxima partida. Se você pensar em uma derrota a partir desta perspectiva, você terá sucesso.

9. Estressar-se demais com uma partida de xadrez

Alguns jogadores ficam extremamente estressados antes e durante as partidas de xadrez. O estresse é um fator negativo, perturbador que não vai fazer nada de bom para ter a cuca fresca e pensamento lógico. Em um estado de stress, você iria perder tempo extra nas variantes  por fazer dupla verificação e não será capaz de se concentrar completamente na posição. Para jogar xadrez de alto nível, você precisa parar de se preocupar com o resultado e apenas para em jogar a partida. Se você jogar partidas de torneio sério com a mesma facilidade que você joga uma partida de brincadeira você vai relaxar e seus resultados vão melhorar. Faça uma tentativa.

8. Culpar outra pessoa por seus fracassos

A fim de melhorar no xadrez você precisa ser honesto consigo mesmo e assumir a total responsabilidade por suas ações (movimentos). Isso significa que se você perde uma partida, você não deve dizer algo como "isso é por causa do erro estúpido no movimento  20 'ou' eu não conseguir dormir o suficiente, por isso, não conseguia me concentrar", etc Ao encontrar uma verdadeira causa de sua perda, você se beneficiará muito mais do que se você chegar com uma desculpa comum.

7. Não aprender com seus próprios erros

Claro que seria perfeito se pudéssemos aprender com os erros de outra pessoa. Infelizmente, não é assim que isso funciona no xadrez. Na maioria dos casos, precisamos realmente perder uma partida ou duas por voltar-rank acoplado, a fim de começar a ser consciente de certos perigos. Use esta ferramenta de aprendizagem extremamente poderosa para a sua vantagem. Você pode aprender muito melhor a partir de coisas, que você tem experimentado sozinho. 

6. Colocando xadrez na frente de todo o resto

Algumas pessoas se envolvem tanto com o xadrez que eles esquecem tudo: trabalho, família, responsabilidades, saúde, etc Claro, é bom para a sua carreira enxadrista se concentrar apenas em xadrez. Mas tenha cuidado, você pode perder a motivação e ser 'queimado' pelo xadrez. A melhor estratégia é estudar xadrez por pequenos pedaços, durante um longo período de tempo. Lembre-se, o xadrez é uma maratona, não um sprint. 

5. Passar muito tempo acumulando conhecimento que você nunca usaria em um jogo real

É verdade que se você estudar mais xadrez, você vai se tornar melhor no que faz. Mas a chave é estudar as coisas certas. Por exemplo, ler sobre a história do xadrez não vai ajudá-lo muito em seu próximo jogo de 1.d4. Memorizar 25 variações diferentes da defesa siciliana ou 20 movimentos profundos não vai ajudá-lo a se tornar um melhor jogador de xadrez. Na verdade, se o seu oponente joga Gambito da Dama Recusado , isso não vai ajudá-lo em tudo. Se você apenas passar um trimestre deste tempo resolvendo táticas , trabalhando em finais e analisar seus próprios jogos fará você progredir muito mais rápido, e todo o trabalho será recompensado rapidamente. 

4. Comprar muitos livros de xadrez e nunca lê-los

O ponto dos livros de xadrez é que eles possuem um conhecimento que pode torná-lo um jogador de xadrez melhor. Isso só é verdade com uma condição: você realmente precisa ler estudá-los. Livros de xadrez não são bons se forem apenas para ficar na prateleira. Estudar um livro de xadrez inclui ler, pensar sobre as idéias apresentadas e passar por cima das posições apresentadas em um tabuleiro de xadrez. Muitas pessoas só leem livros de xadrez, em vez de estudá-los, ignorando diagramas e anotações. Pode ser bom do ponto de vista do entretenimento, mas faz pouco bem para o processo de formação.

3. Preocupar-se com pontos de rating mais do que o jogo em si

Alguns jogadores ficam mais preocupado em perder pontos de rating , do que sobre o jogo de xadrez em geral. Os pontos são apenas dados a você para uma estimativa de sua força final. Essa avaliação de rating não deve ser um fator de distração, especialmente durante a partida.

2. Ter a atitude "Eu estou sempre certo"

Este é um tipo de atitude que irá impedi-lo de fazer progressos no xadrez ou significativamente retardá-lo. Para melhorar, você precisa ser auto-crítico e admitir seus próprios erros. Se você perdeu por causa da abertura mal jogado, você deve analisar as linhas e fazer as correções correspondentes em seu repertório. Se você perdeu devido a alguma outra razão, você precisa para trabalhar nisso, é provavelmente o seu lado fraco de xadrez.

1. Prosseguindo no xadrez como uma carreira profissional

Jogar xadrez pode parecer uma oportunidade incrível para se transformar em uma carreira profissional onde você deve considerar todos os prós e contras. Existem apenas cerca de 1300 Grandes mestres no mundo. Sua classificação varia de cerca de 2500-2800. Estes são considerados "jogadores de xadrez profissional", o que significa que estão a passar a maioria de sua vida jogando xadrez. Peter Jdanov de Pogonina.com publicou uma lista de maiores jogadores de xadrez de ganhos de 2012 a partir do qual fica claro que apenas 2-3 jogadores fizeram mais de US $ 1.000.000 em 2012. O jogador número 10 fez cerca de $ 150.000 no mesmo ano. Basta pensar nisso # 10 jogadores no mundo tem cerca de 2730 de ELO. E aqueles que são 2500-2600. Quanto você acha que eles fazem? Você tem a idéia.

A questão é simples, a menos que você esteja no top 100 , não é fácil fazer uma vida decente jogando xadrez, especialmente se você precisar jogar torneios abertos por convite, com isenções que só estão disponíveis para os grandes GMs.

Fonte:

Escrito por Yury Markushin
Quarta-feira 13 de novembro, 2013 00:54

Nós todos amamos o jogo de xadrez. Alguns amam por causa de suas infinitas possibilidades que até mesmo os computadores não podem calcular. Alguns amam por causa de sua natureza muito competitivo. Alguns adoram, porque a maioria dos jogos são decididos pela habilidade e não por sorte.

Independentemente do porque estes são os 11 erros que você não quer fazer em sua xadrez .