Home » , » Juventude x Experiência - Matches marcantes na história do xadrez

Juventude x Experiência - Matches marcantes na história do xadrez

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 25 de novembro de 2013 | 14:02

Enquanto a vitória de Magnus Carlsen é uma vitória para a juventude, com seus inúmeros registros de precocidade, é injusto e incorreto sugerir que a excelência e o sucesso são de domínio exclusivo dos jovens. Buscamos olhar para as maravilhas daqueles que na primavera da vida se destacaram, aqui está uma lista dos jogadores para quem a idade é apenas um número, e cada ruga mais é uma cicatriz de batalha. 
O texto abaixo é uma adaptação de matéria publicada pelo site Chess Base:

Falando de Magnus Carlsen com o título de mais jovem número um, e que se tornou campeão do mundo uma semana antes de seu aniversário de 23 anos, é injusto e incorreto sugerir que a excelência e o sucesso são de domínio exclusivo dos jovens.
Eis uma lista dos jogadores para quem a idade foi apenas um número, lutando até o fim, e, por vezes, mostrando que a experiência dos anos pode trazer-lhes a coroa do xadrez mundial.

Antigos número um

É fácil e natural compreender que cada vez mais o número um do mundo é mais jovem, e a razão para isso é que quanto mais jovem ele seja, maior a chance que teriam de superar os feitos de seus antecessores. Às vezes, porém, esses "velhotes" campeões não ficaram por baixo e frustraram os aspirantes inexperientes com sua tenacidade e resiliência. Aqui está uma lista dos jogadores mais antigos no.1 do mundo.

Categoria
Nome
Idade
Quando
1
Emanuel Lasker
58 anos 0 meses
2
Wilhelm Steinitz
54 anos 0 meses
3
Alexander Alekhine
51 anos 9 meses
4
José Raul Capablanca
48 anos 8 meses
5
Mikhail Botvinnik
46 anos 9 meses

Emanuel Lasker ainda estava imparável em 58

Seria fácil desmerecer o fato de Emanuel Lasker ser o número 1, como um erro ou falha matemática, mas ele mereceu e na luta. Depois de enfrentar a penúria, ele saiu da aposentadoria, tendo que enfrentar seus rivais enquanto chegava a casa dos 60 anos de idade. Jogadores como Capablanca, Alekhine, e Bogoljubow que eram 20 anos mais jovem e no auge de seus poderes, mas no super torneio de Nova York 1924, ele conquistou o primeiro lugar, e no ano seguinte ficou em segundo em Moscou 1925, à frente de Capablanca.

Capablanca com Lasker

O mais velho campeão mundial

Em geral os jogadores enfraquecem aos poucos à medida que envelhecem, outros tornam-se mais resistente do que o couro endurecido, tratando cada ruga em seu rosto como uma cicatriz de batalha, uma prova de sua robustez. Aqui está uma lista dos jogadores que mantiveram o título de campeão mundial apesar da idade. As idades foram calculadas sobre um dia antes de obterem o título.
Categoria
Nome
Idade
1
Wilhelm Steinitz
58 anos 0 meses 8 dias
2
Alexander Alekhine
53 anos 4 meses 21 dias
3
Emanuel Lasker
52 anos 4 meses 3 dias
4
Mikhail Botvinnik
51 anos 9 meses 2 dias
5
Viswanathan Anand
43 anos 11 meses 10 dias

Wilhelm Steinitz tinha 58 anos quando perdeu o título

Alexander Alekhine morreu como campeão do mundo em 1946, embora não tivesse defendido seu título em nove anos, depois de ganhar o match contra Max Euwe em 1937. Após Mikhail Botvinnik perder o título em 1963, Vishy Anand tem sido o mais veterano campeão do mundo em idade com base no período dos últimos 50 anos.

A maior diferença de idade

Embora tenha havido muitos campeões lutando contra adversários tanto mais jovens ou mais velhos, alguns enfrentaram um desafio maior em termos de idade, do que outros. Estas são as partidas entre jogadores com a maior diferença de idade.

Emanuel Lasker tinha 32 anos a menos que Wilhelm Steinitz quando jogaram 
pelo título. É, de longe, a maior diferença de idade em um match, e é improvável que 
alguma vez seja ultrapassada.


Categoria
Jogadores
Diferença de idade
Ano
1
Lasker-Steinitz
32 anos 7 meses 7 dias
1894
2
Botvinnik-Tal
25 anos 2 meses 23 dias
1960/1961
3
Anand-Carlsen
20 anos 11 meses 19 dias
2013
4
Karpov-Korchnoi
20 anos 2 meses 0 dias
1978/1981
5
Lasker-Capablanca
19 anos 10 meses 26 dias
1921

Anatoly Karpov primeiro enfrentou Viktor Korchnoi em uma partida em 1974. Sete anos depois, 
Korchnoi estava de volta.

Viktor Korchnoi é o único jogador na história a se tornar o desafiante maciçamente mais velho, invertendo a história usual de campeão mais velho e o mais jovem como desafiante esperançoso. Oficialmente, Mikhail Botvinnik bateu o seu rival mais jovem Mikhail Tal como o desafiante, mas vale a pena lembrar que ele pulou todo o processo de qualificação, graças à cláusula de 'revanche'.

Nos grandes contos de experiência e maturidade cortar juventude e verve, 
Mikhail Botvinnik é o maior ao bater Tal em 1961 para recuperar o seu título

 Fonte:
ChessBase
like xadrez

Post produzido pela equipe Xadrez Batatais e protegido por direitos autorais. Imagens e informações obtidas a partir das fontes acima citadas.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário