Home » » Campeonato Mundial de Xadrez por Equipes 2013

Campeonato Mundial de Xadrez por Equipes 2013

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 27 de novembro de 2013 | 20:28


O Campeonato Mundial de Xadrez por equipes 2013 acontece em Antalya, na Turquia. O torneio ocorrre de 26 novembro - 5 dezembro. A forma de disputa é um torneio round robin (todos se enfrentam) entre os melhores países do mundo que estão enviando seus principais participantes. O evento terá regras de tolerância zero, proibiçào de empates nos primeiros 30 movimentos e será disputado sob o sistema de dois pontos para vitórias, um ponto por empate e zero pontos para quem perder a partida. Desempates serão decididos por pontos de tabuleiro. O controle de tempo é 90 minutos para os 40 primeiros movimentos e um adicional de 30 minutos após a jogada 40 com trinta segundos  de incremento ao longo do jogo. Confira as partidas abaixo e quem são as equipes e seus jogadores:

Live chess broadcast powered by ChessBomb and Chessdom





Participam as seguintes equipes:


A Alemanha é um bom time ( venceu o Team Championship Euro no ano passado) e não é exatamente a favorita para levar este evento. No entanto, eles têm jogadores perigosos e eles estão usando a estratégia interessante de colocar o seu jogador mais bem cotado no quarto tabuleiro.


A Turquia é o país anfitrião e no papel uma das equipes mais fracas do evento. No entanto Ipatov tem mostrado resultados surpreendentes recentemente e é possível que eles nos proporcione uma surpresa ou duas.


A Holanda sempre coloca uma equipa forte, e se classificou graças à sua boa qualificação na Olimpíada do ano passado. Não vamos esquecer que Sokolov apenas espantou a todos no Campeonato Europeu por Equipes na semana passada, onde ele cravou uma performance de 2900 performance. Será que ele pode repetir o mesmo feito?


A ausência de Ponomariov ligeiramente enfraquece a Ucrânia, mas com cada jogador tendo mais de 2700 de rating, é óbvio que eles estão fortes e se candidatam a disputa pelas primeiras posições. Muito dependerá da estabilidade do Ivanchuk como mesa 1. Eles classificaram graças a Olimpíada do ano passado.


A Rússia é sempre uma equipe a ser temida, mesmo que seu desempenho em torneios de equipes ultimamente não tem sido estelar como há anos. As avaliações de jogadores sozinhos mostram que eles são um pelotão de monstros e é difícil vê-los não ficar com um dos três primeiros lugares. Eles se classificaram pela Olimpíada do ano passado também.


Armênia não é tão forte como a Rússia pela classificação, e eles são apenas comparáveis ​​aos da Ucrânia, mas eles são os campeões em títulos por equipes e de alguma forma eles surpreendem em todos os torneios de equipe. Será que a química prevalecerá sobre a potência da Rússia?


A equipe dos EUA sempre teve um problema, que é a falta de um quarto tabuleiro de confiança. Gareev foi incapaz de participar do evento, devido a problemas de passaporte, o que significa que EUA vai estar ausente um de seus jogadores mais votados e tem que contar com Robson e Akobian para segurar as pontas no último tabuleiro. Se Nakamura está em chamas e Onischuk puder manter seu estilo sólido eles podem até ganhar o torneio. Eles venceram Cuba e se classificaram como representante americano.


Há uma ausência óbvia que é a de Wang Hao, mas apesar disso a equipe da China ainda é bastante forte. Eles não estão se alinhando de acordo com a classificação e vai ser interessante ver o quão bem Li Chao pode usar o tabuleiro um. Um resultado bem sucedido para ele daria a China excelentes chances de medalha. Eles são os vencedores da classificatória asiática.


Azerbaijão, foi o país escolhido pelo Presidente para o evento, coloca uma equipe bem mais fraca em comparação com o time que venceu o Campeonato Europeu de equipes na semana passada. A ausência de Gashimov, Radjabov e Mamedyarov e a entrada de jogadores jovens e instáveis ​​nos tabuleiros um e dois torna pouco provável que o Azerbaijão chego ao pódio.


Como de costume, o Egito é o time que se classificou a partir do continente Africano. Eles perderam um jogador-chave, Adly não pôde comparecer devido a seu serviço militar. Bassem terá que fazer milagres na mesa quatro para que essa equipe tenha uma chance de não terminar em último.

Veja mais:


  like xadrez

Post produzido pela equipe Xadrez Batatais e protegido por direitos autorais. Imagens e informações obtidas a partir das fontes acima citadas.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário