Home » » Magnus Carlsen- O Super Humano

Magnus Carlsen- O Super Humano

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 27 de junho de 2013 | 16:47


A divulgação do xadrez tem crescido na mídia, mas não ao ponto de torná-lo uma das modalidades mais populares. Recentemente tivemos uma tentativa incrível por parte do GM Ivanov em atrair os olhares da mídia e o possível $$ por torná-lo mais popular através de um salto de Bungy Jumping.
Um dos maiores espaços que tivemos na mídia brasileira sobre a modalidade foi a cerca de 2 anos, quando em 2011 a TV Globo fez uma matéria sobre o fenômemo Magnus Carlsen. Um momento de grande importância de divulgação do xadrez, não só no Brasil, mas no mundo, porque esse vídeo circulou em vários idiomas.
Postamos a seguir o vídeo, que tirando alguns exageros e dados incertos ajuda bem a grande maioria dos aficionados a entender um pouco mais desse gênio da época dos computadores, um pouco mais da infância de Carlsen e seu desenvolvimento no xadrez.


A seguir um resumo que fizemos da matéria do Xadrez Batatais Magnus Carlsen: Super-Humano - Xadrez Batatais, 17 Out 2011:

"Eu acho que tenho um 'felling' natural para o jogo. Tenho um estilo universal, disposto a correr risco. Não sigo muito os padrões. Se me dão uma ideia de tentar algo novo, eu estudo um pouco e vou em frente. Gosto de mudar de territórios a todo momento no xadrez." - Magnus Carlsen.

Quem olha para Magnus Carlsen pode achar que ele é apenas mais um jovem de 20 anos normal. No entanto, o rosto de criança esconde o maior prodígio da história do xadrez. Aos 13 anos, venceu os maiores jogadores do mundo e se tornou um dos atletas mais jovens a receber o título de Grande Mestre, a mais alta qualificação do xadrez. E no ano passado, aos 19, virou o líder do ranking mundial, tornando-se o mais rápido a alcançar esse posto. 

Carlsen usa o cérebro de uma forma única, especial, que pode revolucionar tudo o que sabemos sobre o raciocínio e o pensamento. Mas você pode esquecer aquela imagem estereotipada de um nerd atrás de um computador. O norueguês virou celebridade, garoto-propaganda de uma multinacional de roupas, viaja o mundo, passeia com atrizes de Hollywood e conquista milhares de seguidores nas mídias sociais.

Magnus Carlsen faz parte de uma geração que cresceu desde cedo com uma companhia especial: os computadores. O computador é uma grande ferramenta para o aprendizado. Ele usava o computador para várias outras coisas, e se sentiu confortável naquele ambiente. Os programas para jogar xadrez começaram a aparecer nos anos 90, justamente na geração dele. Jogar partidas com gente do mundo todo, desafiar amigos e estudar lances. Esses foram alguns dos atrativos que chamaram a atenção de Magnus para jogar xadrez pelo computador. 

Basicamente, Magnus Carlsen começou aos poucos a pensar como um computador. Por conta da sua formação, ele desenvolveu uma habilidade espetacular de calcular e memorizar. Magnus guarda na cabeça cerca de 500 mil jogadas (meio milhão de possibilidades).

O trunfo de Magnus Carlsen é conseguir calcular mais rápido e, com isso, ele imagina como estará o tabuleiro de xadrez 20 lances à frente das pessoas comuns. Fica mais fácil prever as ações dos rivais e escolher a jogada certa. 

A questão central que os cientistas tentam entender é como Magnus consegue raciocinar tão rápido? 

Algumas pistas já surgiram. A teoria é: quando um jogador comum pensa para fazer um lance no xadrez, ele usa apenas o lado esquerdo do cérebro. Já Magnus e outros grandes jogadores conseguem trabalhar os dois lados, usando assim o dobro da capacidade de raciocínio e memória. Por isso é possível calcular e memorizar tanto.

Veja outras de nossas matérias sobre esse fenômeno:

Meninos Prodígios do Xadrez 2 - Carlsen (Vitória de Carlsen sobre Karpov e Kasparov)

13 Anos, Magnus Carlsen quase bate Kasparov!
Carlsen vs Kasparov, 2004  
(D52) Gambito da Dama Recusado, 52 movimentos, 1/2-1/2


Carlsen simplesmente destrói Karpov em uma partida blitz
Carlsen vs Karpov de 2008  
(E15) India da Dama, 27 movimentos, 1-0

Grand Slam Brasil: Magnus Carlsen

Aronian e Carlsen-2 belas Partidas

Carlsen 1 x 0 Anand - Partida Comentada

Magnus Carlsen: A marca de um Gênio
  like xadrez

Post produzido pela equipe Xadrez Batatais e protegido por direitos autorais. Imagens e informações obtidas a partir das fontes acima citadas.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário