Home » » Importante Comunicado da CBX

Importante Comunicado da CBX

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 25 de junho de 2013 | 16:06

A Confederação Brasileira de Xadrez lançou em seu site um comunicado sobre mudanças de prazos estabelecidos pela FIDE para torneios válidos para rating (STD,RPD e BLZ). Por que isso pode interessar a toda a comunidade enxadrística? 
Primeiramente para saber que mais de 30 torneios brasileiros foram deletados da FIDE, sem computação de rating, pois os relatórios não foram enviados ou providenciadas a quitação das pendências pelo organizador ou árbitro chefe, ou seja, a não computação dos pontos pode ser por vários fatores, entre eles:
não pagamento das taxas de anuidades dos jogadores, e/ou  das taxas de arbitragem, e/ou não pagamento da taxa FIDE/ jogador, e/ou não pagamento das taxas de pré-oficialização e oficialização do evento entre outros fatos recorrentes. 
Isso mesmo amigos enxadristas, muitos jogadores acabam gastando um bom dinheiro para participar de torneios que às vezes não valem nenhum ponto de rating para eles, por causa de gente digamos desonesta ou irresponsável.

Mas de tudo o que mais chamou a atenção é "organizador e/ou árbitro chefe fantasma". No final do Comunicado há a incrível frase: "Por isso, o organizador (ou o árbitro-chefe que pedir o registro) deverá (quem efetivamente fizer o evento) estar fisicamente no local do evento, evitando a funesta figura do 'organizador-fantasma' que apenas empresta nome ao evento. "

Esse "amor ao xadrez é tocante..." Se realizavam este tipo de atividade, pois poderia haver alguma brecha aparente no regulamento da CBX ou FIDE, agora parece que ficou mais claro o texto e o repúdio a tais práticas.

Segue na íntegra o Comunicado:

Comunicado CBX nº 71/2013 - Mudanças de prazo estabelecidas pela FIDE para torneios válidos para rating (STD,RPD e BLZ)


A partir de 01/07/2013 haverá mudança nas regras para envio de torneios válidos para rating FIDE, consoante o disposto no FIDE Handbook B.01. 
O prazo para envio do relatório com o resultado do torneio (TRF) será de apenas 30 (trinta) dias contados da data do término do torneio. 
Se o 'upload' for feito no intervalo de 31 a 60 dias incidirá multa FIDE de 100%. 
Se o 'upload' for feito no intervalo de 61 a 90 dias incidirá multa FIDE de 200%. 
Se o 'upload' for feito após 90 dias incidirá multa FIDE de 300% e o torneio estará sujeito a investigação e recomendação de penalidades adicionais por parte da Comissão de Qualificação da FIDE. 
Relatórios para propósitos de rating e título enviados com atraso superior a 90 dias não serão aceitos pela FIDE. 

Consequentemente, a partir de 01/07/2013: 
a) o Organizador de torneios registrados na FIDE deve quitar - para o evento ser registrado na FIDE - as taxas CBX e FIDE pré até 10 (dez) dias antes do evento. 
b) o Organizador de torneios registrados na FIDE terá de quitar todas as outras obrigações (inclusive anuidades de jogadores que não constem da lista de jogadores em dia) no prazo máximo de até 7 (sete) dias a contar da data do término do torneio. 
c) o árbitro chefe de torneios registrados na FIDE terá de providenciar o envio do relatório do torneio (TRF) à VPT/CBX no prazo máximo de 7 (sete) dias a contar da data do término do torneio.(o arquivo pgn de partidas do torneio também deve ser enviado no mesmo prazo) 
A não observância do prazo supramencionado sujeitará organizador e árbitro chefe a aplicação de penalidades e respectiva multa. 

A FIDE eliminou (deletou unilateralmente) mais de 30 torneios que foram registrados pela CBX e cujos relatórios não foram enviados ou providenciadas a quitação das pendências pelo organizador ou árbitro chefe. 
A CBX tem recebido reclamações de vários jogadores que jogaram ditos torneios e foram terrivelmente prejudicados por estes organizadores/árbitros chefes que em alguns casos sequer foram ao evento ou ainda nem foram ao próprio Estado de realização do evento. 

Por isso, o organizador (ou o árbitro-chefe que pedir o registro) deverá (quem efetivamente fizer o evento) estar fisicamente no local do evento, evitando a funesta figura do 'organizador-fantasma' que apenas empresta nome ao evento. 
Casos excepcionais podem ser submetidos à Secretaria da CBX para análise por intermédio do e-mail cbx@cbx.org.br. 


Fonte:

Acredito que são medidas sérias as tomadas e que certamente agregarão mais valor e ética a nossa modalidade, vamos ver na prática se funcionam...


  like xadrez

Post produzido pela equipe Xadrez Batatais e protegido por direitos autorais. Imagens e informações obtidas a partir das fontes acima citadas.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário