Home » » Frederico Gazel - Novo MF brasileiro

Frederico Gazel - Novo MF brasileiro

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 20 de maio de 2013 | 10:28


Nosso amigo Frederico Gazel, tornou-se o novo Mestre FIDE brasileiro. Com bastante dedicação e as qualidades mais importantes que são perseverança e paciência Gazel foi melhorando paulatinamente seu xadrez. Realizou cerca de 250 partidas em torneios valendo rating FIDE, nos 7 anos e meio que distanciam seu primeiro rating, na lista de Outubro de 2005 que foi 2035, até chegar hoje em maio de 2013 com seus 2308. 

Esse título chegou bem perto de ser alcançado em setembro de 2009 quando atingiu os 2281, onde acredito eu por causa da ansiedade e falta de paciência mesmo com o objetivo tão perto houve algumas precipitações e após 19 partidas em um curto período, seu rating caiu. 
Essa suposta mão no título e o relativo distanciamento que se seguiu por mais 3 anos o fez desistir? Não, num primeiro momento seu rating pós 2281 chegou por 5 listas a casa dos 2250, mas com um perfil batalhador a partir de agosto de 2012 com seus 2255 seu rating apenas alavancou. Chegou nas listas de setembro, outubro, novembro com 2267, em dezembro com 2274. Já em 2013 manteve em janeiro, fevereiro, março e abril os 2294, faltavam apenas 6 pontos para o tão esperado título, haveria precipitação novamente? Dessa vez não, com uma ótima preparação sagrou-se co-campeão do Regional Sudeste, realizado na cidade do Rio de Janeiro  ao fazer 5,5 em  6,0 possíveis e com uma performance de 2484, obtendo mais 14 pontos de rating que o fez chegar na lista de maio a seus 2308 e ao tão esperado, trabalhado e aguardado título.

Eu tive a oportunidade de jogar com Gazel em vários torneios por equipes, a favor e contra, obtivemos inúmeros títulos sub-18, sub-21, também jogamos contra nos brasileiros rápidos bem como nos Brasileiros Amadores, que ocorriam em Minas Gerais, e sempre notei uma forte característica de personalidade que era a vontade de lutar para salvar até mesmo as posições mais perdidas, buscando recursos e salvas. Alguns jogadores achavam essa característica muito chata, porque ele metia a mão não só nas próprias posições, rs! Mas eu sempre considerei esse um dos principais fatores que o fizeram crescer, porque se mostrava um guerreiro dentro do tabuleiro, um lutador e essa combatividade falta em muitos dos nossos maiores jogadores.

Parabéns Gazel!

Confira on line algumas de suas partidas:
  like xadrez

Post produzido pela equipe Xadrez Batatais e protegido por direitos autorais. Imagens e informações obtidas a partir das fontes acima citadas. Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Compartilhe este artigo :

+ comentários + 1 comentários

20 de maio de 2013 10:42

Excelente nota e muito bem observado amigo Paulo. A ansiedade, aliado ao trabalho e o tempo dispensado a faculdade foram fatores determinantes para espera desta conquista. Obrigado pelas palavras e pela homenagem. Um grande abraço do amigo e votos de sucessos na tua carreira também como professor e gestor do xadrezbatatais.com !

Gazel

Postar um comentário