Home » » Estratégia #23

Estratégia #23

Postado Por Vanessa Benko em 14 de agosto de 2012 | 10:48

A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.

1-1.e5 A ideia é ocupar a casa e5 com o cavalo e melhorar o posicionamento das outras peças.1...,fxe5 2.Tfe4 Bc6 3.Txe5 As brancas possuem vantagem pela atividade de suas peças.

2-1.Bc5 A ideia é futuramente ocupar a casa c5 com o cavalo e pressionar na ala da dama através da coluna abertas.

3-1. g3 Evita o retorno do bispo preto e o próximo passo será tentar capturá-lo com o rei. 1...,h5 2.Re2 h4 3.Rf3 h3 4.Rg4 Bg1 5.Rxh3 Bxf2 6.Bd2 E após Rg2 as brancas ganharão o bispo.

4-1....,f5 Aproveita a vantagem de espaço nesta ala para iniciar um ataque ao rei contrário.

5-1....f5 Jogada que inicia um ataque no centro e ameaça f4. O fato do rei das brancas estar centralizado ainda, faz com que as pretas queiram abrir esta área do tabuleiro.

6-1.Cd6+ O cavalo auxilia no ataque branco por ocupar uma excelente casa no campo inimigo e evita definitivamente que as pretas façam o roque.

7-.1.Cb5 Defende o cavalo e ameaça xeque duplo em c7.

8-1.Cd5 Ocupa uma excelente casa para o cavalo e ganha um tempo por atacar a dama.

9-1...,Cac4+ Coloca mais uma peça para participar do ataque.

10-1.Cf5 Ameaça um duplo  com Ch6+ e deixa livre a coluna “h” para as torres atuarem.

like xadrez

©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Todos os direitos reservados. Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com