Home » » Estratégia #18

Estratégia #18

Postado Por Vanessa Benko em 10 de julho de 2012 | 11:50

A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.

1-1.Cd4 Para ocupar a importante casa c6, que ajudará o jogador das brancas a atacar no centro e na ala da dama.

2-1.Ce5 Centraliza o cavalo e cria várias ameaças, por exemplo Cxd7 seguido da captura em e6.

3-1.Ca5 A ideia é atacar o peão de b7, e também defender o próprio peão em c4 e impedir que a torre preta jogue pela coluna "a".

4-1...,Td8 Nessa etapa da partida é necessário extrair o máximo de atuação de nossas peças, agora a torre preta ocupa a única coluna aberta.2.g3 Rf7 Levar o rei ao centro, na casa e5, por exemplo dará chances a ele de atuar em vários setores, o que é fundamental nos finais.

5-1.a5 A ideia é enfraquecer a casa c5, que poderá ser utilizada pelo jogador das brancas para atacar na ala da dama e centro. Outra vantagem desta jogada é fixar os peões pretos nas mesmas casas da cor de seu bispo, limitando desta forma sua ação.

6-1.c4 Pressiona o centro das pretas e libera a casa c2 para a dama, dali ela pressionará através da coluna c, da diagonal b1-h7 e até mesmo pela diagonal a1-h8, no caso de jogarem Dc3 mais tarde.

7-1.h5 Para enfraquecer as defesas do rei preto.

8-1.f4 Aumenta a pressão central e abre linhas de ataque contra o rei preto.

9-1.Ce1 Esta manobra é bem interessante, o cavalo pretende ir a e3 via c2, a ideia é o bloqueio do peão passado das pretas, e também pressionar o peão em f5 e apoiar a possível ruptura em g4.

10-1.f5 Abre linhas de ataque (coluna c e diagonal a2-g8) contra o rei preto.

like xadrez

©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Todos os direitos reservados. Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com