Home » » Estratégia #17

Estratégia #17

Postado Por Vanessa Benko em 3 de julho de 2012 | 09:40

A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.

1-1-Cg3 Força as pretas a tomar uma decisão no final, desfavorável entre sacrificar um peão (1.. .Cf4), melhorar a estrutura branca (1...Cxg3 2-hxg3) ou arruinar a própria estrutura (1...g6 2-Cxh5 gxh5).

2-1-g6 Com roques em lados opostos as brancas precisam atacar antes das pretas, aqui a ideia é forçar a abertura de linhas contra o rei preto o mais rápido possível.

3-1-...,Cd6 As brancas ameaçavam avançar o peão passado d6 que diminuiria os espaços para as peças pretas e abririam mais linhas de ataque para as peças brancas. Com esta jogada as pretas evitam seu avanço.

4-1-a4 Tem duplo valor essa jogada, pois defende o peão de a2 e as brancas agora ameaçam (a5) e desta forma pressionam a ala da dama das pretas.

5-1-g5 A ideia é abrir a coluna para as torres e a grande diagonal para o bispo.

6-1-b5 A intenção é de enfraquecer a estrutura de peões preta. Qualquer decisão delas, seja capturar, avançar ou deixar que as brancas capturem em c6, criará uma debilidade em sua posição.

7-1-...,g4 Jogada que abre linhas e ganha espaço para as peças pretas nesse setor, e assim realizarão um ataque contra o rei branco.

8-1-...,h4 Para vencer nessa posição, as pretas devem aproveitar sua vantagem de espaço e a melhor colocação de seu rei, com o primeiro lance conseguirão ganhar um peão e a partida. 2-Rg1 g3 3-hxg3 hxg3 4-fxg3 Rxg3 5-Rf1 Rf3 ou 5...Rf4 ganhando assim o final. É interessante que o estudante possa analisar outras continuações realizadas pelas brancas e ver se consegue mesmo assim vencer o final.

9-1-...,a5 Com essa jogada as pretas visam avançar  ...b4 e criar um peão passado. Devido a maioria de peões na ala da dama e a boa colocação da torre e do bispo as pretas devem vencer essa posição.

10-1-Ce5 As brancas ameaçam duplamente o peão em c6 e após as trocas em d7 e f6 ameaçam o peão em h7. Forte jogada!

like xadrez

©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais.Todos os direitos reservados. Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com