Home » » Estratégia #16

Estratégia #16

Postado Por Vanessa Benko em 26 de junho de 2012 | 11:16

A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.

1-1-g5 Para forçar a abertura de linhas contra o rei contrário.


2-1-Dh4 Para jogar Txf6 e penetrar com a dama, apoiada pelo cavalo, em h7.

3-1-f5 A ideia é abrir linhas de ataque contra o rei preto. Caso as pretas joguem 1...gxf5 e permitam que as brancas ataquem através da coluna “g”, utilizando a torre de e3 e a dama.

4-1-Ch5 Os bispos brancos estão bem posicionados para atacar o rei preto, que tem como principal defensor o cavalo de f6. Com esta jogada as brancas planejam eliminar este defensor e abrir linhas para os bispos e a dama e posteriormente abrir a posição com eventuais sacrifícios.

5-1-Tfd1 Jogada para eliminar um dos principais defensores da posição preta ( a torre em d7) e atacar através da coluna dama. A ameaça imediata é Txd7. Se optassem por um ataque ao longo da coluna “c”, por exemplo, 1-Tc6 com a ideia de Tfc1, não seria tão efetivo devido a jogada ...Bc5, obstruindo a coluna e preparando o roque das pretas.

6-1-...,h5 A ideia é abrir linhas de ataque contra o rei branco .Caso as brancas tomem o peão com 2-gxh5 as pretas poderão mais tarde planejar uma ruptura em g4. Se as brancas não tomarem o peão, as pretas poderão jogar, no momento oportuno, ...hxg4, seguido de ...f3

7-1-a5 Para abrir linhas contra o rei preto e fazer com que a torre participe do ataque.1...,b5 2-a6 b6 3-a7+ Rb7 4-Dc3

8-1-h4 A ideia é continuar com g5 e abrir linhas contra o rei preto.

9-1-g5 As brancas planejam um ataque ao rei preto e para obter sucesso devem expulsar o cavalo e em seguida tentar abrir linhas para a participação do maior número de peças possível.1-...,Cd7 2- f5Para atacar com o peões e enfraquecer as defesas do rei preto. A alternativa 2-Dh5 para tentar levar a torre a h3 e atacar o ponto h7 também seria possível. A diferença entre as duas possibilidades é que na primeira as brancas atacam inicialmente com peões e na segunda tentam decidir atacando diretamente com as peças pesadas.

10-1-f5 Para ganhar espaço, manter o bispo de g7 e o centro fechados e iniciar um ataque na ala do rei, que poderá ser intensificado com o avanço do peão g (g4-g5).



like xadrez

©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Todos os direitos reservados. Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário