Home » » Estratégia #15

Estratégia #15

Postado Por Vanessa Benko em 19 de junho de 2012 | 13:22

A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.


1-1-Cd4 Jogada que pressiona a ala da dama preta. As brancas utilizam os próprios peões dobrados para servirem de apoio para suas peças.

2-1-Be4 A ideia é ocupar a casa d5 com esta peça, que estará apoiada pelo peão em c4. Note que o fato das brancas terem peões dobrados é favorável neste caso devido a abertura das colunas, principalmente a coluna “b”, por onde as brancas poderão atuar em conjunto com a torre e o bispo (Tb1-Bd5).

3-1-cxd4 Jogada atacar através da coluna “c”, onde as pretas terão um peão atrasado. Qualquer outra retomada em d4 permitiria a jogada ...c5.

4-1-...,Bb7 Para jogar ...Cc6 e deixar a torre branca fora de jogo.

5-1-Bb1 A ideia das brancas é um ataque contra o rei preto e para isso criam o famoso estilingue com sua dama e bispo para penetrar na casa h7.

6-1-...,Dh4 As pretas intentam um ataque contra o rei das brancas e para isso aproximam sua peça mais poderosa.

7-1-Te3 A ideia é jogar Th3 e com isso intensificar o ataque contra o rei preto. Em posições de ataque, é importante levar o maior número de peças para conseguir um ataque vitorioso e é isso que as brancas tentam aqui.

8-1-Dh5 As brancas trazem sua peça mais poderosa para criar ameaças contra o peão de h7 e o bispo em g5.

9-1-h5  Jogada para abrir a coluna h. O plano das brancas, após a abertura desta coluna será desenvolver as peças que ainda não foram desenvolvidas, rocar grande e atacar o rei preto pela coluna.

10-1-Tf3 Incorpora a torre ao ataque e decide a partida por causa da ameaça de Th3#.



like xadrez

©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. ITodos os direitos reservados.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário