Home » » Estratégia #14

Estratégia #14

Postado Por Vanessa Benko em 28 de abril de 2016 | 12:12

A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.

1-1-c6 Para enfraquecer a estrutura de peões contrária antes de retomar o peão em c4.

2-1-...,d3 Para evitar a ameaça cxd4 onde as brancas construiriam um forte centro. Com o avanço de peão impedem o desenvolvimento do cavalo branco por c3, e ainda mantém a diagonal a1-h8 o mais fechada possível esta é a melhor jogada.

3-1-a5 Cria uma fraqueza na estrutura de peões preta e livra-se do peão isolado. Caso as pretas capturem ou deixarem as brancas tomar o peão, terminarão com um peão isolado.

4-1-fxe3 Esta captura é superior a captura de dama. Com ela as brancas trazem um peão para o centro, controlam importantes casas centrais (d4 ,f4) e abrem a coluna f para a torre.

5-1-...,b4 Mantém uma estrutura com dois peões passados unidos e sem nenhum peão isolado.

6-1-d5 O objetivo desta jogada é de fixar o peão preto em c7, que mais tarde poderá ser atacado e também de controlar a casa c6 que poderá ser ocupada por um cavalo ou uma torre.

7-1- a5 Jogada que garante a posição do cavalo em c4 e evita que as pretas joguem ... b5 o que valorizaria sua maioria de peões no flanco dama. Este peão em a5 bloqueia os dois peões pretos em a6 e b7 e pode garantir futuramente uma excelente casa para o cavalo branco em b6

8-1-f4 Jogada que desdobra os peões e reforça a luta pelo centro.

9-1-...,Cxc3 As brancas planejavam Bxd5 e com isso isolar o peão preto em “d”. Com esta jogada as pretas evitam a referida ideia e se preparam para atacar os peões brancos centrais, principalmente o de c3, possivelmente com o plano de ; ... Ba6-Ca5-Tc8

10-1-...,c5 Com o objetivo de conquistar uma importante casa para o cavalo preto (Ce5) após a natural resposta branca d5.

  like xadrez

©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais.Todos os direitos reservados.