Home » » Estratégia #11

Estratégia #11

Postado Por Vanessa Benko em 22 de maio de 2012 | 15:44

A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.


1-1-fxe5 Para criar um peão passado e abrir a coluna f. Se 1-d5 as pretas poderiam jogar 1...exf4 evitando a criação do peão passado. 1-...,dxe5 2-d5 Fechando a coluna d, onde as pretas estão atuando e criando um peão passado protegido

2-1-g6 Para criar um peão passado e graças a ele vencer a partida. 1-...,hxg6 Se 1...fxg6 seguiria 2-h6 gxh6 3-f6 ganhando. 2-f6 gxf6 3-h6 E as brancas coroarão este peão

3-1-..., g6 Única jogada para evitar a criação de um peão passado branco, que ocorreria após as jogadas 1...Rd4 2-g6. Agora as chances são todas das pretas.

4-1-...,c2  Um lindo e instrutivo exemplo da força do peão passado. As brancas não conseguirão evitar sua coroação. 2-Txf8+ Rh7 E as pretas vencerão após coroarem o peão.

5-1-...,Tc4 Sustenta o peão “c” e ameaça ...Bc5 , portanto força as brancas a capturarem a torre , o que permite que as pretas obtenham doisr de peões passados, unidos protegidos e bem avançados. 2-bxc4 Bc5 3-Rf2 Bxf2 4-Rxf2 b3 E as pretas irão coroar um de seus peões e vencerão.

6-1-cxd4 Controla o centro e mantém uma boa estrutura de peões. Seria um grave erro capturar em d4 com o cavalo.

7-1-..., Bxc3 Arruína a estrutura de peões contrária. Uma das maiores fraquezas na estrutura são peões triplicados em coluna semi-aberta e este é o caso desta posição.

8-1-...,axb6 Mantém a estrutura de peões compacta, trazendo um peão da ala em direção ao centro e não permite que nenhum dos peões fique isolado (b7, b6,c7 ,d7). Seria um erro estratégico a jogada cxb6, deixando o peão dama isolado e enfraquecendo várias casas centrais (d6, d5).

9-1-hxg3 Mantém uma boa estrutura, leva um peão em direção ao centro e abre a coluna “h”para a torre.

10-1- Bxh6 Debilita a estrutura de peões contrária e coloca o rei preto em posição delicada.


  like xadrez

©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Todos os direitos reservados.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.



Compartilhe este artigo :

+ comentários + 2 comentários

21 de março de 2017 10:22

Apenas mudar de 3-Rf2,... para 3-Rg2,... do exercício 5, pois na casa f2 já existe uma torre. Gostei da análise. Sou um iniciante no quesito estratégia e me ajudou a pensar a longo prazo. Obrigado. Sou Tárcio Santos

Postar um comentário