Home » » V Grand Slam Brasil: 2° rodada

V Grand Slam Brasil: 2° rodada

Postado Por Vanessa Benko em 26 de setembro de 2012 | 09:56

A segunda rodada do Grand Slam em São Paulo não foi menos emocionante do que a primeira. 

Além de inúmeras atividades como torneios para crianças, o dia também foi marcado pela chegada de Susan Polgar, que se juntou a Gilberto Milos na mesa de comentários. 

Após as partidas, O GM italiano de apenas 20 anos, Fabiano Caruana (foto), lidera com seis pontos. Vejamos os resultados:


Como vale a regra de Bilbao, a tabela de pontuação fica da seguinte forma:

Agora sobre as partidas, vejamos algumas considerações publicadas no ChessBase:


O primeiro jogo a chegar ao fim foi um empate bastante tranquilo entre Vishy Anand e Aronian Levon, no qual não houve chance de alguém criar qualquer problema.

O jogo entre Sergey Karjakin e Caruana Fabiano logo parecia um episódio do Apocalipse. O taliano se aproveitou de um erro do russo e ganhou o bispo deste último. Em seguida, Caruana destruiu a posição de Karjakin com dois sacrifícios de qualidade consecutivos para chegar até o rei inimigo.

Considerando que ontem o jovem italiano teve bastante sorte ao ganhar de Carlsen, desta vez o mérito foi todo seu. Atacou com grande entusiasmo para uma vitória atraente, conquistando assim a liderança do torneio com seis pontos.

O jogo entre Francisco Vallejo-Pons e Magnus Carlsen foi completamente diferente. O jogo começou muito lentamente dando a Carlsen exatamente o tipo de final de jogo que ele gosta. Embora promissor, o final era precoce, o que geralmente não é a maneira mais emocionante de conseguir a vitoria. Dito isto, para espremer uma vitória num final de jogo contra um jogador Top50 mundial, Carlsen ainda teve de fazer uma mágica. A manobra final vencedora com Bd3-Bf1-Bxg2-Bh3-Bg5 merece ser incluída em futuros livros e manuais de finais.



  like xadrez


Compartilhe este artigo :

Postar um comentário