Home » » V Grand Slam Brasil: 1° rodada

V Grand Slam Brasil: 1° rodada

Postado Por Vanessa Benko em 25 de setembro de 2012 | 11:06

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de São Paulo acolherá a elite do xadrez mundial para a V Final de Mestres do Grand Slam de Xadrez. O evento que ocorre no mês de setembro entre os dias 24 e 29 no Parque do Ibirapuera.

Vale lembrar que tal torneio possui a seguinte regra:
  • "A Regra de Bilbao". Cada jogador acumula 3 pontos por vitória, 1 por empate e 0 por derrota. No caso de dois jogadores terminarem empatados no primeiro lugar, haverá um desempate de xadrez relâmpago que se jogará imediatamente após a última rodada. 

Vamos conhecer os jogadores:




Sobre a primeira rodada de ontem, dia 24/09, veja como ficaram os resultados.


Como já mostramos que a pontuação é diferenciada, a tabela de pontuação fica da seguinte forma:


Agora sobre as partidas, vejamos algumas considerações publicadas no Site Oficial:

Pontualmente as 15h, o árbitro internacional Herman Claudius acionou os relógios nas 3 partidas que prenderam a atenção do público presente no local e mais de 58 mil entradas de internautas somente neste site. 

O atual campeão mundial Vishy Anand com as brancas enfrentou o espanhol Paco Vallejos, que soube se defender bem durante a partida toda , chegando a um final onde entregou a sua dama em troca de torre e bispo com uma sólida posição e rápido empate. 

O jovem Fabiano Caruana com as brancas, jogou contra uma defesa francesa de Magnus Carlsen. Construiu uma posição sólida e nada arriscou. Diante desta estratégia, com uma posição de bloqueio, Magnus forçou a posição com uma ruptura no flanco dama, o que também deu contra-jogo às brancas. Estas, sacrificaram uma torre por um bispo criando perigosos peões livres que logo avançaram e obrigaram às pretas entregarem sua torre por um dos peões.Com um bispo de vantagem e os peões pretos sob controle, Carlsen se viu obrigado a abandonar... Um ótimo começo para Caruana! 

A mais bela partida sem dúvida foi a de Aronian contra Karjakin. Sergey entregou uma torre pelo bispo de casas brancas mas, logo se viu surpreendido pela jogada 16. Bh6 após o qual, não encontrou boas defesas abandonando a partida no lance 30.

like xadrez
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 1 comentários

25 de setembro de 2012 14:20

Prezados Srs.
Será que os Srs. podem publicar as entrevistas dos jogadores que foram concedidas após as partidas ?
Grato.
Prof. Ivan Tadeu - PUC-SP

Postar um comentário