Home » » Estratégia #10

Estratégia #10

Postado Por Vanessa Benko em 15 de maio de 2012 | 08:32

A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.

1-Rxf4 Jogada para deixar peão branco em g3 passado e distante do rei preto. A retomada 1-gxf4 não deixaria as brancas com um peão passado e o resultado da partida seria o empate.( 1-...,Rf6 2-Re4). A diferença entre o peão passado (branco em g3 e preto em e6) é que o das brancas está mais distante dos peões restantes no tabuleiro (c4 e c5). Então para vencer, as brancas forçarão a troca dos peões passados e no final terão seu rei mais próximo dos peões restantes. Esta é uma estratégia básica neste tipo de finais. 2-...,e5 3-g4 Rg5 4-Rxe5 Rxg4 5-Rd5 E as brancas vencem.

2-1-f6 Jogada para transformar o peão h em peão passado e garantir assim sua coroação.1-..., gxf6 2-h6. Para fazer sacrifícios de peões como esse tem de prestar bastante atenção a distancia do rei defensor da casa de coroação do peão passado.

3- 1-dxc5 bxc5 2-b5 (a intenção das pretas ao jogar c5 era que todos os peões brancos da ala da dama fossem trocados, o que lhes garantiria o empate), mas o conceito de criar um peão passado e protegido com b5 garante a vitória das brancas.

4-1-Te6 Jogada que força a troca de torres e cria de um peão passado para as brancas, que não poderá ser detido pelo distanciamento do rei preto. 1-...,Txe6 2-fxe6

5-1-...,fxg6 Jogada que evita que as brancas criem um peão passado, o que ocorreria após a jogada descuidada 1...hxg6 2-h6.

6-1-b5 Jogada que contém os dois peões pretos em c7 e b6 ,de modo que as pretas não criem um peão passado. A definição do peão de c7 é de peão atrasado e o de b5, peão que segura dois. Agora as brancas tem um forte peão passado em e5. 1-...,Re7 2-Rc6 Rd8 3-e6 Re7 4-Rxc7 Rxe6 5-Rxb6 E seguirá  Ra7 e a promoção do peão.

7-1-g4 Jogada que contém a criação de um peão passado por parte das pretas que ocorreria após as jogadas ...f5-f4-g4-f3. As brancas agora podem vencer graças ao seu peão passado distante, que será sacrificado em troca dos 2 peões pretos.1-...f6 (Após a jogada 1...f5 as pretas criariam um peão passado também , mas deixariam as brancas com dois peões passados,  e o rei preto não pode contê-los, já o rei branco evita a coroação do peão preto; 2-gxf5 g4 3-Rd3 pois pode entrar no quadrado do peão.) 2-Rd4 Rb5 3-Re4 Rxb4 4-Rf5 Rc5 5-Rxf6 Rd6 6-Rxg5

8-1-g6 Jogada para criar um peão passado e assim vencer a partida. 1-...,hg6 (Se 1...fxg6 seguiria 2-h6 gxh6 3-f6 ganhando). f6 gxf6 3-h6 E as brancas irão coroar este peão.

9-1-fxe5 Jogada para criar um peão passado e abrir a coluna f. Se 1-d5 direto as pretas poderiam jogar 1...exf4 evitando a criação do peão passado. 1-...,dxe5 2-d5 para fechar a coluna “d”, onde as pretas estão atuando e criando um peão passado protegido.

10-1-...,Dd3 Jogada que evita o d4 das brancas, que em seguida desenvolveriam bem seu bispo de casas pretas. A dama preta não pode ser atacada nesta casa, portanto não será desalojada o que retardará o desenvolvimento das brancas.

like xadrez

©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Todos os direitos reservados.