Home » » Estratégia #09

Estratégia #09

Postado Por Vanessa Benko em 8 de maio de 2012 | 09:41

A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.


1-1-Tb8 Jogada das pretas que não permite que as brancas sigam com o natural b6 - b7, pelo que já vimos com a torre branca na sétima e rei cortado na oitava a vitória viria facilmente. Com esta jogada o preto ganha o peão e garante assim o empate.

2-1-Tc1 Jogada que ocupa a coluna mais importante e ameaça entrar na sétima fila. A  jogada natural ,1-Te1, seria inferior porque as pretas se defenderiam jogando ...Rf8.

3-1-Tc5 Jogada que ameaça dobrar as torres na coluna “c” e ocupá-la. Se as pretas trocarem as torres ...Txc5 , segue 2-dxc5, que deixa o peão “d” atacado e cria um peão passado protegido em c5.

4-1-...,Tb6 Jogada para dobrar as torres na coluna “b”e caso as brancas troquem (2-Txb6) segue 2... axb6, que reforçará a estrutura de peões e abre a coluna “a” para a torre preta.

5-1-Dc2 Jogada para conquistar a única coluna aberta com ganho de tempo porque ataca o cavalo, 1-...,Ce7 2-Dc7 Ameaça mate e força as pretas a uma defesa passiva.

6-1-Th7 + Jogada que explorará a ocupação da sétima fila através de uma longa sequência de lances. A ideia nesse caso é de proteger uma das torres na sétima e dar mate com a outra na oitava. 1-...,Rg8 2-Tfg7+ Rf8 3-Bxg5 hxg5 (se 3-...,a1D  4-Be7+ Re8 5-Tg8+ Cf8 6-Txf8+ Rd7 7-Bc5+ com mate no próximo ) 4-h6 Re8 5-Th8 Cf8 6-h7 a1D 7-Txf8+ Rxf8 8-h8D#

7-1-Th7+ Jogada para utilizar o poder das torres na sétima fila e fazer constantes ameaças de mate, só assim as brancas podem vencer, se capturarem todas as peças pretas. Em alguns casos só é possível garantir o empate por xeque perpétuo. 1-...,Rg8 2-Teg7+ Rf8 3-Txd7 (Ameaçando 4-Th8#.)3-...,Rg8 4-Tdg7+ Rf8 5-Txc7 Rg8 6-Tcg7+ Rf8 7- Txb7 Rg8 8-Tbg7+ Rf8 9-Txa7 Txa7 10-Txa7 E as vitória agora vem facilmente por capturar os peões e dar mate de rei e torre contra rei.

8-1-e5 Jogada que conquistará dois peões passados e unidos no centro. Se as pretas jogarem 1...dxe5 segue 2-d6 atacando a torre em b7 e ameaçando e7 e d7.

9-1-Txe7 Jogada que abre caminho para o ataque  através da oitava fila. 1-...,Txe7 2-Tc8 g5 (tentativa de dar fuga ao rei preto)3-Dd8 ameaçando mate em g8 e capturar a torre caso o rei fuja. Se 3-...,Db1+ 4-Rh2 Dh7 defendendo o mate leva o belo golpe 5-Dxe7+ Rxe7 e 6-Tc7+ ganhando a dama preta e a partida.

10-1- b5 Jogada que cria um peão passado, tema que nos finais de peões e rei é uma forte arma. Apesar da igualdade material, as brancas podem vencer graças a melhor qualidade de seus peões. 1-...,Rd7 2-Rd5 Rc7 3-Re6 e as brancas capturarão os peões pretos.




©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Todos os direitos reservados.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário