Home » » XXIII Festival Panamericano da Juventude

XXIII Festival Panamericano da Juventude

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 3 de agosto de 2012 | 16:01

Terminou o Panamericano de Lima 2012. O Brasil alcançou excelentes resultados e é perceptível a melhora na qualidade e preparação de nossos atletas mesmo em comparação com o último e tão recente ano de 2011. Gostaria de salientar que a delegação brasileira foi uma das maiores dos últimos tempos, em termos de jogadores e também pais e treinadores, o que certamente propicia que mais de nossos talentos tenham a chance de lutar por seu espaço e reconhecimento no exterior.






Foram alcançados o título de Campeão da Categoria Sub16 com Luís Paulo Supi que ganhou o Pan de Blitz 12'min e o Clássico, o grande destaque da competição com sua dobradinha no pódio e a primeira norma de Mestre Internacional em sua carreira.
Arhtur G. Chiari fez um excelente torneio também na Categoria Sub16 e alcançou a terceira colocação no evento clássico, resultado excelente ainda mais destacável pois Arthur tinha o melhor milésimo que todos os outros competidores devido a dificuldade de adversários.
Katherine L. Vescovi alcançou também o pódio no Sub14 Fem Clássico ao fazer 6,5 em 9, ficando assim com a terceira colocação. Ela não teve um bom início de torneio, mas com muito esforço deu a volta por cima  e ainda terminou empatada com a segunda colocada.
Igor T.K. Cadilhac foi um dos destaques do Brasil na categoria Sub12 Blitz, na qual terminou como Vice-Campeão e no Clássico terminou em quinto colocado. Sua irmã Mariane S. k. Cadilhac terminou em quinto no Clássico Sub08 Fem e no Blitz Sub08 Fem. Tiago Lopes de Oliveira alcançou a quarta colocação no Clássico Sub12 .
Nossos alunos Alberto T. Bonvini e Adriana T. Bonvini ficaram em quinto colocado no Sub10 Abs Clássico e em quarta colocada no Sub12 Fem Blitz, respectivamente. Os resultados dos demais brasileiros podem ser acompanhados a seguir:


Considerações do evento:
Foi um torneio inesquecível em coisas boas. Do ponto de vista técnico, pude notar o crescimento de nossos atletas e de nossas preparações. Do ponto de vista da cidade, acolhedora e bonita, excelente trato do turista. E do ponto de vista da localização dos hotéis e local do evento foi muito boa também.

Aspectos negativos: os atrasos por parte da organização, a má organização de inscrições e recebimentos dos valores em dinheiro; ficamos inúmeras horas no primeiro dia em filas e tendo de trocar os dólares por moeda local, pois não quiseram receber em dólar. Cobravam os Sólis deles a 2,75 sólis/dólar para pagarmos os hotéis, inscrições entre outros e no câmbio pagavam 2,60 Sólis por cada dólar; ganharam na entrada e na saída do local de inscrição. Também houve o problema de alguns terem que se alimentar em hotéis diferentes dos quais estavam hospedados. Além do fato do quase cancelamento do curso do Fide Trainer's Seminar, que inclusive o MI Antônio Resende foi até Lima somente para fazer o curso. Tal curso só não foi cancelado pelo profissionalismo da IM e WGM Martha Fierro, que era a responsável por lecionar o curso homologado na FIDE. Sobre o mesmo curso ainda, podemos ressaltar o alto custo e a falta de preocupação em colocar o curso no horário das rodadas e não nos horários de preparação dos atletas.

Uma boa notícia é que tanto o MI Antônio Resende quanto eu obtivemos sucesso no curso e fomos aprovados na prova final. O curso valeu bastante a pena, apesar das dificuldades iniciais e com certeza renderá bom proveito para preparamos nossos alunos sob novas perspectivas técnicas.

Para os curiosos de plantão, houve alguns abalos sísmicos no período que estivemos lá; mas um foi marcante pelo grau de 4,5 na escala. Levou certo pânico aos presentes, mas logo foi normalizado e as partidas puderam ser retomadas sem grande dano. Mas para os inexperientes como eu, foi algo único e do Brasil lembrado com certa dose de humor, mas lá, foi outra história...

Por, parabenizamos toda a equipe brasileira, composta de atletas, pais e mães e treinadores. Com certeza foi uma experiência inesquecível para todos nós e de grande importância em conquistas e aprendizados.


©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Imagens e informações coletadas a partir das fontes acima citadas. Todos os direitos reservados.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 4 comentários

5 de agosto de 2012 20:23

Olá Paulo, parabéns pela participação de seus alunos e pelo coleguismo durante o curso da FIDE.
abs,

6 de agosto de 2012 00:21

Obrigado Mestre pelo companheirismo e por me contar bastante de sua experiência como professor e treinador. Certamente me servirá muito para melhorias e planos futuros. Um abraço e maior sucesso...

6 de agosto de 2012 10:04

Parabens pela aprovação caríssimo Paulinho ...
estendo cumprimentos aos queridos pais dos seus pupilos Albertinho e Adriana, e aos dois nosso agradecimento e orgulho pela empenho de sempre!
Aproveito para elogiar o site q está ótimo, perfeito Paulinho!
Abraço,
cordialmente
Maurílio

6 de agosto de 2012 17:02

Obrigado Maurílio, pelo acompanhamento de nosso trabalho e por fazer parte dele nas organizações e arbitragens sempre que possível e no mais alto zelo. Abraços!

Postar um comentário