Home » » Estratégia #08

Estratégia #08

Postado Por Vanessa Benko em 1 de maio de 2012 | 11:20

A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.


1-1-g4 Jogada que evita o h6 das pretas, que expulsaria o cavalo branco e este não teria uma casa boa de retorno. Com g4 as brancas forçam a troca do peoa g pelo peão e contrário, e com isso conquistam uma maioria central e resolvem o problema do seu cavalo que retornará tomando o peão de e4, caso as pretas tomem em g4. Se agora 1...Bg6 segue 2-Bg2 com pressão em e4.

2-1-...,Bb6 Jogada para trocar o bispo de casas pretas e enfraquecer as casas pretas das brancas, pois estas tem a maioria de seu peões centrais em casas brancas.

3-1-Cd4 Jogada para posicionar o cavalo em e6 de onde ele atuará mais fortemente.

4-1-...,Cd7 Jogada para melhorar a posição do cavalo, visa ocupar a casa e5.

5-1-Cg5 Jogada para ganhar um tempo ao atacar o peão de “e”, mas com ideia principal de ocupar a casa e4 com o cavalo e assim posicioná-lo de forma mais ativa. 1-...,Te8 2-Cge4 Cxe4 3- Cxe4 A partir dessa casa o cavalo atuará no centro e nas alas e não poderá ser expulso pelos peões e bispo pretos.

6-1-...,Ba6 Jogada para trocar os bispos, que é favorável as pretas devido ao posicionamento dos peões brancos e também porque as pretas acessarão mais facilmente a casa e4 e seu rei estará mais protegido após a troca destes bispos, pois o bispo de d3 é peça fundamental para o ataque das brancas na ala do rei.

7-1-...,Ba6 Jogada que defende a ameaça branca de Bb5 e força a troca dos bispos de casas brancas. Fazer esta troca favorece as pretas por causa da estrutura de peões fixados em casas pretas, com isso as pretas terão mais facilidade de ocupar casas centrais importantes como c4, f5 e e4.

8-1-...,Cc6 Jogada que visa dificultar o desenvolvimento das brancas e explorar a diagonal a8-h1 onde as pretas tem seu bispo posicionado.se 2-Bg2 Cd4 que evita o roque e pressiona a grande diagonal.

9-1-Td2 Jogada que domina a sétima fila, é importante porque os peões adversários estão situados nela e ficarão atacados, obrigando as pretas a uma defesa passiva.

10-b5 Jogada que com o domínio absoluto da sétima fila e com o rei preto na oitava, aliada a um peão passado que também visa a sétima fila, é decisiva.




©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Todos os direitos reservados.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.



Compartilhe este artigo :

Postar um comentário