Home » » Estratégia #07

Estratégia #07

Postado Por Vanessa Benko em 24 de abril de 2012 | 15:37

A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.

1-1-Bd5 Jogada para trocar o bispo de casas brancas contrário e garantir a importante casa d5 para o cavalo das brancas.

2- 1-Bxf6 A ideia é seguir com Cd5 e manter o cavalo branco nesta casa para ajudar nas operações brancas futuramente, de onde não poderá ser expulso.

3-1-Bxd7 Jogada que assegura a casa e5 para o cavalo branco. Caso as pretas tivessem tempo jogariam 1-...Bh5 cravando o cavalo branco e exerceriam pressão através da coluna f criando problemas.

4-1-...,f4 Jogada em que as pretas garantem a estabilidade de seu cavalo na casa e5, já que as brancas ameaçavam jogar f4 antes.

5- 1-...,Cc6 Jogada com a intenção de posicionar o cavalo na casa d4, a partir desta casa ele não poderá ser expulso sem perda de material por parte das brancas e ainda obstruirá a ação das peças contrárias na coluna dama onde as pretas tem o peão de d6 atrasado.

6-1-Bxf6  Jogada com ideia de seguir com Cd5 contra qualquer uma das retomadas das pretas. Se jogarem peão por cavalo 1-...exf6, as brancas jogarão 2-Cd5 de onde o cavalo ficará inexpugnável e se retomarem de bispo 1-...,Bxf6 a ideia branca é jogar Cd5 , atacar a dama e logo em seguida jogar Cxf6 estragando a estrutura de peões das pretas.

7-1-Bd5 Jogada que valoriza o bispo das brancas, pois ele é superior ao cavalo e principalmente ao ocupar uma casa central importante que ajudará as brancas a atacar em ambos as alas. Um grave erro estratégico seria deixar o cavalo preto capturar o bispo em b3,  ou jogar 1-Bc2 pois dessa casa o bispo ocuparia uma diagonal menos promissora que a a2-g8.

8-1-Bb2 Jogada que visa uma melhor diagonal para o bispo de casas pretas, o bispo aliado a dama (Dd4 pode ser a próxima jogada) exercerá uma forte pressão ao longo da grande diagonal a1-h8. As outras opções brancas para desenvolver o bispo, tais como: Bg5 e Bh6 não são tão efetivas.

9-Ce5 Jogada que propicia que o outro cavalo brancas vá a f3 e assim abrir linhas para o bispo de c1, além de dar temas de ataque ao roque. Esta jogada também evita que as pretas joguem o libertador...e5.

10- 1-Be4 Jogada que troca uma das peças pretas mais ativas , além de desbloquear a coluna dama para a torre e evitar a possível jogada preta ...Df4 que pressionaria bem as brancas.

©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Imagens e informações coletadas a partir das fontes acima citadas. Todos os direitos reservados.