Home » » Estratégia #04

Estratégia #04

Postado Por Vanessa Benko em 3 de abril de 2012 | 10:58


A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.

1-1-Tc1 Jogada que disputa a coluna com a dama preta e coloca a peça mais poderosa das pretas em situação perigosa exposta a ataques Principalmente a temas de xeques descobertos.

2- 1-De2 Jogada que aproveita a cravada. As pretas não podem retirar seu cavalo por causa do xeque descoberto do cavalo em c6 que ganha a dama. Se o defenderem com um de seus peões, o branco joga d3, tornando a ataca-lo.

3-1-..., Dc7 Jogada chamada profilática, ou preventiva, pois as brancas ameaçavam dxe5 e explorar a posição da dama preta na coluna d onde está a torre branca de d1 ,e por isso, a melhor defesa para as pretas é retirar sua dama. Desta casa (c7) ela não poderá ser atacada e ainda protege o peão e5.

4-1-..., Bb4 Jogada que intensifica o ataque ao cavalo de c3 através da cravada e força as brancas a se defenderem da ameaça.

5-1-Cc3 Jogada que explora a cravada na coluna e. Se as pretas jogarem agora 1... dxc3 segue 2-Bxd5 que ataca ambos os cavalo e recupera a peça e as brancas tem vantagem devido a criação de novas ameaças.

6-1-Cd4 Jogada que explora o ataque descoberto contra a dama preta, a intenção é debillitar a estrututra de peões , pois após a dama sair da diagonal a próxima jogada branca será Cxc6 e os peões pretos ficarão dobrados.

7-1- Tad1 Jogada que pressiona através da coluna dama. Também seria possível a jogada Tfd1 com a mesma ideia.

8-1-Ba4 Com a ideia de seguir com b5 e explorar a cravada das peças maiores ao longo da coluna c.

9-1-Ta2 Uma bela jogada que tem por objetivo manter a cravada ao longo da coluna a, pois as pretas ameaçavam ...Bb5, que liberaria suas peças e com a jogada 1-Ta2 as brancas evitam esta jogada que seria respondida com cxb5 e a torre em a2 fica defendida pelo bispo de d5.

10-Txd6 Jogada para explorar o tema da cravada na diagonal h2-b8. Se agora Txd6 das pretas as brancas jogam Ce5 ameaçando  Cxf7 e Cc4. As pretas perderão vários tempos, movendo a dama e o rei para livrar-se da cravada. E as brancas facilmente aumentarão a pressão na posição.


©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Todos os direitos reservados.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.





Compartilhe este artigo :

+ comentários + 2 comentários

10 de julho de 2012 23:10

visit here for our friendship
Blog is beautiful
I love this blog
and I will continue to follow ..283
I would be glad if you accept and follow back ...
awaited follow back ..
thank you

14 de julho de 2012 16:04

Thanks for following us. We're following your blog. Continue to follow us! Hugs!

Postar um comentário