Home » » Estratégia #03

Estratégia #03

Postado Por Vanessa Benko em 27 de março de 2012 | 10:25

A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.

1-1-...,b5 Jogada que tira a cravada e ao mesmo tempo ganha um tempo por forçar o bispo a ir a b3

2-1-..,g5 Jogada para descravar o cavalo de f6, ganhar um tempo, e iniciar um ataque no flanco rei. Esta jogada seria ruim se o rei preto estivesse rocado no flanco rei, pois criaria debilidades no roque. Agora o plano das pretas para completar o desenvolvimento é o roque grande.

3-1-Cxg5 Jogada que aproveita a cravada e a posição do rei preto no flanco rei. Caso as pretas joguem 1...hxg5 seguirá 2-Bxg5 que futuramente recuperará a peça com vantagem e no caso das pretas jogarem 1...Cxd5, segue 2-Dh5 com ataque decisivo.

4-1-Bg5 Jogada que crava o cavalo branco e coloca as pretas em situação incômoda, pois estas não tem o bispo de casas pretas e assim terão dificuldades para se livrar desta cravada.  As brancas planejam agora f4 e e5, para tentar um ataque na ala do rei.

5-1-..., Be7 Jogada que livra a dama preta da cravada e desenvolve uma peça.

6-1..., Bg4 Jogada que crava o cavalo branco e assim pressiona o centro de forma indireta.

7-1-Ce5 Jogada que explora a cravada do peão d5 na diagonal h1-a8 e evita que as pretas joguem ...dxc4 que abriria a diagonal para seu bispo de casas brancas dando vida a peça.

8-1- Te1 Jogada que explora a cravada do cavalo na coluna e. Caso as pretas defendam agora o cavalo com 1.. .d5, as brancas continuam com 2-Cxd4 e exploram a outra cravada na diagonal a4-e8 ao mesmo tempo que ameaçam ganhar o cavalo das pretas por jogar f3.

9-1-..., d5As pretas precisam terminar seu desenvolvimento de peças e não podem simplesmente capturar mais um peão (...exd4) , pois abririam a coluna e , onde está seu rei e seu cavalo. É necessário equilibrar a posição central, abrir linhas para o desenvolvimento e assegurar a posição de seu cavalo em e4 e para tal a única jogada é ...d5.

10-1-...,b5 As pretas precisam jogar ...d5 em seu próximo lance para garantir a forte colocação de seu cavalo e abrir linhas para o desenvolvimento. No entanto, antes de fazer d5 é necessário expulsar o bispo (por .b5), com o objetivo de evitar que o cavalo (em c6) fique cravado. 

©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Todos os direitos reservados.