Home » , » MF Álvaro Aranha: um trabalho relevante no SESC-RP

MF Álvaro Aranha: um trabalho relevante no SESC-RP

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 7 de junho de 2012 | 20:09

É sempre bom poder ter contato com excelentes pessoas no mundo do xadrez, quando são nossas amigas é melhor ainda. Inicio esse post por elogiar o trabalho e a ética dessa figura sem igual, nosso amigo Álvaro Aranha. De maneira clara, específica e de forma precisa mostrou porque é um dos grandes nomes do professorado enxadrístico brasileiro. É Mestre Fide titulado como jogador e GM em transmissão de conhecimento enxadrístico.
Em sua palestra no SESC-RP o MF Alvaro Aranha abordou inúmeras temáticas, dentre elas:

1-A importância do estudo dos clássicos que no material abrange as 3 Defesas Francesas e uma Nimzoíndia Botvinnik-Capablanca e a forma que como o Kasparov depois jogou contra Ivanovic imitando as ideias de seu professor.

2-Preparação contra um oponente específico- tem a partida Sarquis-Lovece e como o MF melhorou o jogo das brancas para o confronto Feliciano-Lovece.Na semi-eslava tem uma partida de Álvaro contra o Diogo Nakazawa e todas as partidas que ele usou para construir a novidade Tad1 e depois tem 2 partidas onde grandes mestres copiaram a minha ideia. As partidas dessa abertura estão com o código D46.

3-Construção de repertório: Foi tratado 2 estudos, 1 do Fegatello e da Italiana e outro na variante 4.Dd4 na Siciliana.As partidas dessa variante da Siciliana estão divididas entre as partidas do Giovanni Vescovi que serviram de base para os estudos de Álvaro e depois exemplos os quais ele usou as ideias aprendidas com o GM.A última parte que está sobre o código E12 se refere as partidas da variante Petrosian da India da Dama e as partidas modelo são do campeão mundial Gary Kasparov e em seguida ele mostra como se aproveitou das ideias do gênio de Baku.
Realmente o Prof. Álvaro tem uma excelente didática, ótimo conhecimento e nos proporcionou grande momento de aprendizagem que se bem usado poderá refletir grandiosamente no desenvolvimento enxadrístico dos professores e jogadores de nossa região.

Álvaro disponibilizou todo o material da palestra e caso os leitores do XadrezBatatais desejarem obter o material completo e de forma gratuita é só nos enviar e-mail para contato@xadrezbatatais.com que teremos o maior prazer em compartilhar e que assim possam também repassar a outros, quanto mais gente interessada melhor, porque vale mesmo a pena.

Álvaro falando um pouco de si no início da palestra

Ricardo Oliveira (organizador do evento) com o MF

Sérgio Silva, Lucas Silva, Álvaro e eu


Gostaríamos de agradecer ao Sesc na figura do Prof. Ricardo Oliveira pela incrível palestra e a todos os participantes que deram grande destaque ao evento.


Acompanhe mais algumas das partidas de nosso site comentadas pelo MF:

http://www.xadrezbatatais.com/2012/01/mf-alvaro-aranha-comenta.html
http://www.xadrezbatatais.com/2012/01/luciano-m-maia-e-alvaro-aranha-partida.html
http://www.xadrezbatatais.com/2011/12/mf-alvaro-aranha-um-instrutivo-final.html
http://www.xadrezbatatais.com/2011/12/eis-uma-partida-comentada-pelo-amigo-do.html

Veja também:
MF Álvaro Aranha
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário