Home » » Estratégia #02

Estratégia #02

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 20 de março de 2012 | 07:00

A proposta desse material Estratégia é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas estratégicos de situações reais de partida. É interessante que o leitor gaste algum tempo em cada posição a fim de compreender bem as ideias, e fixar diferenças entre elas em um mesmo tema e assim condicionar a mente com conhecimentos de temas específicos a serem usados nas partidas como conhecimentos prévios.

Começamos essa coluna com temas simples de abertura e com o passar do tempo trataremos inúmeros temas diferentes, aconselhamos a estudar também nossos exercícios. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário ou nos dê sugestões de materiais a publicar.

1-1-...,d5 Jogada temática nesse tipo de aberturas do peão rei que destrói o centro das brancas, uma vez que força a troca do peão de e4. Tira das brancas a forte dupla de peões d4 e e4 e cria um peão isolado na posição branca depois exd5.

2- 1-...d5 Lance praticamente forçado, pois o cavalo das pretas de f6 não tinha boas jogadas (se por exemplo 1... Ce4 2-Te1 ganha a peça e 1...Ch5 a peça fica sem defesa para as ameaças de retirada do cavalo branco de f3) e este lance garante uma casa melhor para o cavalo ou sua troca pelo bispo branco.

3-1..., dxc6 Jogada que abre linhas de desenvolvimento para a dama e o bispo o que facilitará o desenvolvimento das pretas. Se agora as brancas jogarem  2-Cxe5, as pretas respondem com ... Dd4 recuperando o peão.

4-1-...c5 Ruptura temática na defesa Francesa com ideia de na próxima jogada fazer  ...Cc6 e pressionar o centro de peões brancos em sua base. Esta jogada é muito superior a ...Cc6, que bloquearia o avanço do peao c.

5-1 e5 Ruptura temática para abrir linhas de desenvolvimento para o bispo dama e intensificar a disputa pelo centro nesses sistemas de pretas.

6- 1-dxe4 Jogada para destruir o centro das brancas. O preto não pode permitir que as brancas joguem e5 ganhando espaço no centro e flanco rei, pois criariam perspectivas de ataque na ala do rei.

7- Cd5 Posição proveniente da Abertura dos 4 Cavalos. Com essa jogada que explora a cravada do cavalo preto na diagonal h4-d8 e que ameaça Bxc6 seguido da tomada do Bispo preto em b4 as brancas conseguem causar instabilidade na posição preta. Note que as pretas após defender suas peças na ala da dama não conseguirão evitar que seus peões sejam dobrados após a tomada em f6 e seu rei ficará mais vulnerável a ataque.

8- 1-Ch4 Pelo fato de as pretas terem seus peões dobrados e seu rei está exposto, as brancas , para atacá-lo abrem caminho para a participação da dama, e ainda mantém a opção de jogar f4 e abrir a coluna f para a participação da torre.

9- 1-...,Bxc3 As brancas ameaçavam jogar Cd5 que exploraria a cravada do cavalo preto em f6 e por isso , o melhor a fazer é eliminar a ameaça por trocar bispo pelo cavalo.

10- 1-...,Bd7 Jogada única para defender o cavalo e ao mesmo tempo sair dos temas da cravada na diagonal a4-e8.

 
©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Todos os direitos reservados.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.





Compartilhe este artigo :

Postar um comentário