Home » » Treinamento com GM Matsuura

Treinamento com GM Matsuura

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 3 de maio de 2012 | 13:35

Ocorreu no SESC-Ribeirão Preto no dia 28/04 uma Clínica de Xadrez com o GM Everaldo Matsuura (foto). No evento Matsuura tratou temáticas como Peão Dama Isolado: Avanço d4-d5, Atividade na coluna C, Peões Isolados Bloqueados Mutuamente, Sacrifício em f7, Passagem da Torre pela 3ª fila, Sacrifício e h6, A simplificação, Transformação em Colgantes. Havia um leque ainda maior de temas a serem trabalhados como estudo das posições: Porco Espinho, Maroczy,  e variados temas como Maioria de peões em flancos opostos, Aproveitamento do par de bispos, Debilidade da grande diagonal, mas pela turma de participantes ser bastante heterogênea Matsuura teve de se ater a inúmeros detalhes o que fez com que seu conteúdo programado não pudesse ser cumprido, mas nada que impedisse o valor do conteúdo apresentado e das informações aprendidas.
De forma clara e bastante didática o GM conduziu sua palestra e suas ideias, trazendo em seu repertório várias partidas próprias com a temáticas trabalhadas. E um fator interessante para as crianças que participaram foi o de poder sugerir inúmeras ideias a Matsuura que acatava ou refutava, mas não desprezando nem suprimindo as falas, deixando a vontade desde jogadores titulados a sugerir ideias e lances quanto os jogadores mais iniciantes.
Algumas fotos do evento:



Passamos um dia de bastante aprendizado e dito em outras palavras: “O dia voou.” Certamente gostaríamos de novas oportunidades como essas aqui em nossa região.
A seguir foto da equipe de Batatais no evento:

Da esquerda para a direita, Adriana Bonvini, Kaiene Cappato, Alberto Bonvini, Jacques Blit, o GM Matsuura, esse que vos escreve, Lucas Silva e ao fundo Sérgio Silva.


Um agradecimento ao SESC pelo fabuloso investimento e ao amigo Ricardo Oliveira pela excelente participação na organização do mesmo.

Veja mais fotos e textos no Blog do Ricardo Oliveira


©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Imagens e informações coletadas a partir das fontes acima citadas. Todos os direitos reservados.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário