Home » » 10º Torneio Aberto de São Bernardo

10º Torneio Aberto de São Bernardo

Postado Por Vanessa Benko em 4 de abril de 2012 | 16:30


Acontece a partir do dia 14 de abril o 10º Torneio Aberto de Xadrez Cidade de São Bernardo - Troféu Antonio Carlos Barbato, que visa prestar homenagem a um dos grandes enxadristas da cidade. 
As inscrições já estão abertas. São gratuitas, sem limite de idade, e podem ser feitas até o dia 13 de abril na Secretaria de Esportes de SBC (Ginásio Poliesportivo), na Liga de Xadrez (LXSBC) ou por e-mail. 
O Torneio Aberto dará até 15 vagas para o 28º Campeonato Oficial de SBC, a ser realizado em novembro. 
A seguir o regulamento: 

10º Torneio Aberto de Xadrez

Cidade de São Bernardo – 2012

Troféu Antonio Carlos Barbato


REGULAMENTO

 I – DO TORNEIO
 O 10º Torneio Aberto de Xadrez Cidade de São Bernardo – Troféu Antonio Carlos Barbato, organizado e dirigido pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura, com apoio da Liga de Xadrez de São Bernardo do Campo (LXSBC), tem por objetivo incentivar a prática e o espírito esportivo, além de permitir a reunião e o congraçamento dos enxadristas.
Para comemorar a histórica 10ª edição, a partir deste ano, cada evento irá homenagear um grande enxadrista da cidade. Esse é o objetivo do Troféu Antonio Carlos Barbato, que começou a jogar em meados dos anos 1970 nos Festivais Escolares da Villares (o chamado “Torneio da Bicicleta”, que dava uma “bike” para o vencedor das categorias Mirim, Infantil e Juvenil e era disputado no refeitório da empresa). No final dos anos 70 e nos anos 80, Barbato integrou a equipe principal de São Bernardo do Campo na disputa de Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Ficou em 3º lugar no Campeonato Oficial de 1984. E tem história no Aberto de SBC: participou da 1ª edição, em 2003, com o 11º lugar entre 170 participantes.
O torneio contará pontos para o ranking da LXSBC e será classificatório para o 28º Campeonato Oficial de São Bernardo do Campo, a ser realizado em novembro. Estarão qualificados para o evento acima citado o equivalente a 10% do número de participantes na Categoria Absoluto – até o limite de 15 vagas – desde que preencham os requisitos necessários para a participação no Oficial.
Os dois melhores enxadristas das categorias Infantil (até 14 anos) e Juvenil (até 20 anos), masculino ou feminino, estarão classificados para a fase final dos respectivos campeonatos de São Bernardo do Campo, também a serem realizados em novembro.

II – DAS INSCRIÇÕES
O torneio será individual, disputado nas categorias Absoluto (masculino e feminino) e Cadete (até 16 anos – masculino e feminino). É aberto a qualquer jogador, sem limite de idade.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Secretaria de Esportes (Ginásio Poliesportivo, à Av. Kennedy, 1.155 – Bairro Anchieta), no período de 25.03 a 13.04.2012, das 8 horas às 18 horas.
Também serão aceitas inscrições via e-mail no seguinte endereço eletrônico: ricardocriez@hotmail.com

III - DOS JOGOS
O torneio será disputado em 7 (sete) rodadas. A competição terá início no dia 14 de abril (sábado) de 2012, às 14 horas, na Liga de Xadrez de São Bernardo do Campo (Rua Olavo Bilac, 240 – Vila Euclides – com estacionamento dentro do Estádio 1º de Maio). Os jogadores deverão se apresentar com 15 minutos de antecedência, às 13h45.
As demais rodadas serão realizadas no mesmo local, nos seguintes dias e horários:

2ª rodada  –  14 de abril  (sábado)    –  15h30
3ª rodada  –  14 de abril  (sábado)    –  16h45
4ª rodada  –  15 de abril  (domingo)  –  14h00
5ª rodada  –  15 de abril  (domingo)  –  15h45
6ª rodada  –  22 de abril  (domingo)  –    9h30
7ª rodada  –  22 de abril  (domingo)  –  11h15

Será permitido o bye ausente em apenas uma das rodadas, desde que comunicado ao árbitro do torneio com antecedência. Nessa condição, o jogador levará a metade dos pontos em disputa (meio ponto).

IV – DO SISTEMA DE DISPUTA
 O torneio será disputado pelo sistema Suíço de emparceiramento. O ritmo de jogo será de 45 minutos nocaute para cada jogador, exceto nas duas primeiras rodadas, quando o ritmo será menor, de 30 minutos nocaute para cada jogador.
Dois WO, seguidos ou alternados, eliminam o jogador, exceto na 1ª rodada quando a ausência implicará em eliminação direta. O WO será anunciado pelo árbitro 30 (trinta) minutos após o início efetivo da rodada.
OBS: o abandono da competição terá de ser justificado por escrito, sob pena de o enxadrista ser impedido de participar do torneio no ano seguinte.
OBS1: enxadristas eliminados no 9º Torneio Aberto de 2011 – e que não apresentaram justificativa – não poderão disputar a presente competição.

A ordem dos critérios de desempate será sorteada após a última rodada, entre escore acumulado, milésimos totais e milésimos medianos.

V – DA PREMIAÇÃO
Serão oferecidos troféus para o 1º e 2º colocados e medalhas do 3º ao 10º lugar na Categoria Absoluto. Também haverá medalha para as categorias veterano (acima de 50 anos), feminino e menores (Sub-20 e Sub-18), desde que haja um mínimo de cinco (5) participantes em cada uma delas.
No Torneio Cadete, haverá premiação para os três primeiros classificados nas categorias Sub-16, Sub-14, Sub-12 e Sub-10, também desde que haja um mínimo de cinco (5) participantes em cada uma delas.

VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos neste regulamento serão analisados e resolvidos pelo árbitro do torneio, em conjunto com uma comissão de mais três integrantes.


Mais informações: Ricardo Criez (celular Vivo 9633-9607, a partir das 14 horas).
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário