Home » » Inauguração do Núcleo de Xadrez da USP/RP

Inauguração do Núcleo de Xadrez da USP/RP

Postado Por Vanessa Benko em 3 de abril de 2012 | 11:22


O evento foi incrivelmente bom para a comunidade Uspiana, e fantástico para a região. O GM Rafael Leitão nos apresentou pontos importantes para a formação de professores que atuam na área do xadrez e para preparação de jogadores.

Falou sobre as qualidades importantes para o enxadrista tais como: memória, associação, visualização, imaginação, organização mental e autocontrole.`Além das qualidades que o xadrez desenvolve nos jogadores como: pensamento estratégico, responsabilidade, visão global, respeito ao adversário, cálculo e tomada de decisões.
Tratou de pontos como o crescimento do xadrez escolar no Brasil e mundo, de pesquisas na área de desenvolvimento de potencialidades dos jogadores de xadrez em relação aos que não o praticam. E da atuação frente as crianças com déficit de atenção, hiperatividade entre outros distúrbios.
Rafael falou de si, de histórias dos torneios que participou, desde representando o Brasil nas Olimpiadas, até os que jogou por categoria, discursou sobre seus títulos mundiais por categorias, de seus alvos futuros como jogador e principalmente sobre a proposta de sua academia para formação de atletas de ponta.

Salientou que muito de sua escolha em seguir como treinador é para que haja no Brasil a formação de uma escola  de xadrez, própria, que atenda as necessidades e as potencialidades dos brasileiros, de acordo com a formação cultural de nossas crianças e jovens. Modelo único, e que atinja sucesso.

Em suma foi um evento marcante, Rafael fez uma simultânea para a comunidade Uspiana, e contou com alguns convidados dentre eles esse que vos escreve, que além de ser ex-aluno da instituição em Ribeirão Preto e que foi um dos 3 que conseguiram pontuar contra o campeão na simultânea, eu empatei com o campeão, Igor Lorenzon foi o único a vencer e teve um outro que infelizmente não tive a oportunidade de conhecer nem de saber seu nome que também conseguiu o empate.
Confira as fotos do evento:
Facebook
Xadrez Sempre

Parabéns aos organizadores pelo excelente evento, pelas belas medalhas de participação, e pelo grande lugar que o xadrez possa vir ocupar na Universidade de São Paulo graças a iniciativa.




Temos o prazer de comunicar à comunidade enxadrística o início das atividades do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Xadrez da Universidade de São Paulo no Campus da USP em Ribeirão Preto – SP.

O Núcleo de Xadrez da USP é fruto de uma parceria que envolve docentes, alunos e funcionários da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – EEFERP e Centro de Educação Física, Esportes e Recreação - CEFER do Campus da USP de Ribeirão Preto.

Seu objetivo é promover a Extensão, o Ensino, a Pesquisa e a Prática Lúdica e Competitiva do Xadrez entre a comunidade acadêmica e a comunidade local, no município de Ribeirão Preto.

As atividades do Núcleo de Xadrez se iniciam no sábado, dia 17 de março de 2012, com a presença do atual Campeão Brasileiro de Xadrez, Grande Mestre Internacional de Xadrez Rafael Leitão.

Rafael Leitão acumulou em sua carreira enxadrística vitórias nas diversas categorias de base, com destaque para os 8 títulos panamericanos e 2 campeonatos mundiais. Aos 15 anos já era mestre internacional, tendo conquistado o título de grande-mestre em 1998 aos 18 anos. Atualmente Leitão é integrante da equipe Olímpica Brasileira tendo conquistado medalha de prata como melhor terceiro tabuleiro na Olimpíada de Turim – Itália - 2006. Em 2011, Rafael Leitão conquistou seu quinto título Brasileiro de Xadrez, sendo, portanto, o atual Campeão Brasileiro da modalidade.

No período da manhã do dia 17 de março (das 10 às 12 horas), na sala 1E do Bloco Didático da FMRP-USP, Rafael Leitão ministrará uma palestra aberta ao público sobre a “Importância do Ensino e do Estudo do Xadrez” e no período da tarde (das 14 às 17 horas) na sede do Núcleo de Xadrez localizado no CEFER, na Av. Bandeirantes, 3900 Rafael Leitão disputará uma “Simultânea de Xadrez” contra alunos, docentes, funcionários da USP e convidados.

Este será apenas o primeiro de muitos eventos enxadrísticos na USP - Ribeirão Preto este ano. Contamos com o apoio e participação da comunidade enxadrística.



INFORMAÇÕES ENCAMINHADAS POR:
Prof. Dr. Antonio Carlos Duarte de Carvalho
Departamento de Medicina Social - FMRP - USP
Coordenador - Núcleo de Xadrez da USP

Compartilhe este artigo :

+ comentários + 1 comentários

6 de março de 2012 16:11

Olá, passeando pela blogosfera, achei seu blog! Adorei ele e já virei seguidora! =]

Te convido para conhecer meu blog tbm...

Star Fashion!!!
http://simararosado.blogspot.com/

Sera ótimo se vc quiser seguir o meu tbm... =] hehe

Te espero lá!!!!

BeeeeijO!

Postar um comentário