Home » , , » Topalov: O infante e a marcha dos peões!

Topalov: O infante e a marcha dos peões!

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 12 de janeiro de 2012 | 18:25

O grande campeão de hoje é ele, Veselin Topalov, o búlgaro que chegou ao título mundial no ano de 2005 e foi o último desafiante do atual campeão, Anand. Trazemos hoje uma bela partida jogada por Topalov frente a Levon Aronian, no ano em que Topalov fazia a defesa de seu título frente a Kramnik. Esta partida foi escolhida por ser uma verdadeira obra de arte, onde a preparação caseira juntamente com o brilhantismo do então campeão mundial fazem valer a pena ser um praticante do xadrez. Teremos uma aula sobre o valor dinâmico das peças e a força dos peões unidos e livres. Acompanhem:


Topalov x Aronian




Um pouco da história do campeão

Veselin Alexandrov Topalov nasceu na Bulgária no dia 15 de março de 1975, Aprendeu a jogar xadrez com seu pai aos 8 anos de idade. Ele teve uma infância difícil, que foi combustível para que rapidamente se estabelecesse como garoto prodígio da arte de Caíssa. Com 12 anos, iniciou um trabalho formativo de xadrez com Silvio Danailov que era um mestre. Danailov tinha alvos como jogador, mas que ao longo da carreira foram deixados de lado para promoção da parceria com Topalov, isso mesmo ele sacrificou sua própria carreira como mencino o Grande Mestre canadense Spraggett, Kevin que escreveu: (...) "Danailov levou Topalov para seu apartamento e lhe falou: " A partir de agora, você viverá aqui e aqui se tornará seu novo lar não sou apenas o seu treinador, mas sou também sua mãe e pai. Sou o seu cozinheiro, aquele que lavará suas roupas, que pagará suas contas e despesas de torneios. Tudo o que desejo de você é que pense apenas no xadrez!" E assim formaram uma grande parceria de sucesso, que rendeu muita inveja a outros.
Em 1989 Topalov ganhou o Campeonato Mundial Sub-14 na cidade de Aguadilla, Porto Rico, em 1990 foi prata no Mundial Sub-16 em Cingapura. Se tornou Grande Mestre no ano de 1992.


Confira o famoso vídeo em que Topalov vence a Kasparov no Torneio de Linares 2005




Saiba mais:
http://www.xadrezbatatais.com/2012/01/anand-o-jovem-relampago-lightning-kid.html
http://www.xadrezbatatais.com/2012/01/kramnik-promessa-que-virou-realidade.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Veselin_Topalov#Notable_tournament_victories
http://chessgames.com/player/veselin_topalov.html

Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=ht_yJBU3C30


©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Imagens e informações coletadas a partir das fontes acima citadas. Todos os direitos reservados.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 2 comentários

2 de fevereiro de 2012 10:28

As caretas que o Kasparov faz são muito engraçadas. Ele é muito espontâneo.

3 de fevereiro de 2012 18:24

São realmente interessantes, se tiver a oportunidade de ver outros vídeos dele, verás que era uma marca registrada,rs! Abraços!

Postar um comentário