Home » » Recursos em uma partida

Recursos em uma partida

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 2 de janeiro de 2012 | 23:57

Os recursos durante uma partida, defensivos e ofensivos são as principais características de um jogador que diferenciam os mestres dos jogadores comuns. Esse post busca que o leitor possa encontrar os recursos salvadores na posição e que talvez faça dos desavisados jogadores vítimas de um golpe mesmo frente a uma posição perdedora ou desfavorável e com isso retomar-lhes o ponto que na teoria já era deles. Portanto, em todas as partidas, devemos estar atentos sobre os fatores táticos da posição, isso frente a jogadores mais fracos e principalmente frente aqueles que detêm grande quantidade de recursos.

Analise as posições a seguir e descubram como seguiria um mestre defendendo o lado mais fraco e reflita seriamente sobre o seu potencial, sobre a força enxadrística em você:


1-Apesar da desvantagem material as brancas podem ganhar a partida, qual é o truque?


2- As pretas ameaçam diversos mates, 1-..., Dd1++, 1-...,De1++, Df1++,entre outros, a questão é que as brancas jogam agora e podem se salvar, como?

 

3- Na posição a seguir as brancas viram a partida com uma simples combinação, o que jogam?



4-No próximo exemplo as brancas jogaram o cavalo em g5 com xeque, como deveria seguir as pretas?



Fica a dica a nossos leitores quando se encontram em situações piores, nunca facilite a vitória adversária, crie oportunidades e temas táticos, jogue com garra e energia. Para aqueles que se encontram em posições favoráveis, não relaxem e joguem de qualquer forma com aquele famoso "Já venci!", tem um velho jargão que diz: "a partida só termina quando acaba" isso é uma grande verdade. Ninguém gosta de deixar escapar uma grande vantagem, lembre-se aquele comentário: "deixei escapar, não acredito, estava tão ganho" não faz  a partida voltar... Seja um mestre e tenha recurso para arrematar, seja na desvantagem ou na vantagem!


©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto produzido pela equipe Xadrez Batatais. Todos os direitos reservados.
Plágio é crime. Se deseja reproduzir essa postagem em seu blog/site, por favor entre em contato antes através do e-mail contato@xadrezbatatais.com

Todos os exercícios e materiais didáticos estão disponíveis gratuitamente em nosso site. No entanto, para manter nosso site, bem como desenvolver tais materiais, utilizamos diversos recursos próprios e financeiros. Assim, se apreciar nossos materiais e quiser nos ajudar, aceitamos doações de qualquer quantia para continuarmos nosso trabalho e desenvolver ainda mais materiais.



Compartilhe este artigo :

+ comentários + 2 comentários

7 de janeiro de 2012 03:59

Post muito bem lembrado, o famoso estava ganho! parabéns pelo estudo.

Nery

7 de janeiro de 2012 04:05

Post muito bem lembrado, o famoso estava ganho! parabéns pelo estudo.

Nery

Postar um comentário