Home » » Exercícios-aulas e estudos!

Exercícios-aulas e estudos!

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 26 de janeiro de 2012 | 09:30

O XadrezBatataisfaz uma coletânea de arquivos já publicados por nós com temáticas relacionadas, para que você leitor possa criar uma gama de opções de material de treinamento e aulas, acompanhe hoje nossos exercícios:

O objetivo de disponibilizar os exercícios é de que o leitor, expectador do blog possa treinar as suas faculdades intelectuais e sua fantasia enxadristica. Além de conhecer novos temas e com isso aperfeiçoar sua capacidade de calcular posições diversas, e cada vez com mais precisão e de forma mais rápida. Postaremos desde exercícios reais, retirados de partidas clássicas, bem como de autores consagrados com as mais brilhantes premiações de criação de exercícios.

Acesse os links e curtam as postagens!

Aprenda a jogar xadrez
O xadrez se joga entre dois jogadores, que conduzem cada um as peças de uma cor colocada sobre um tabuleiro de 64 casas.

Cada jogador efetua em sua vez sua jogada, que consiste em mover uma de suas peças próprias a uma casa, segundo as regras do movimento da peça, que logo serão explicadas por mim.

Kasparov visita o Brasil e não podíamos deixar de homenageá-lo. Segue alguns arremates em suas partidas para o leitor se deleitar. Lembrando que na proxíma semana publicaremos mais sobre Kasparov no Brasil, com informações do nosso professor e coordenador Paulo Henrique de Faria, que estará presente no 1º Seminário de Xadrez da Rede Municipal de Ensino, em São Paulo. Em todas as posições a vez de jogar pertence aos adversários de Kasparov. A maioria dos exemplos termina seguido em xeque-mate, incluindo contra alguns dos jogadores mais fortes de nossa época. Os arremates que não forem encontrados por você peça ajuda nos comentários que teremos o prazer em responder e em discutir a posição. Publiquem também nos comentários as variantes analisadas. Se quiser mais, compartilhamos todas as partidas de Kasparov em nossa seção Top Players.

Estava hoje visitando meu amigo e Mestre Internacional Jacques Amiel Blit (foto) quando ele mencionou que estava lendo um livro de exercícios fantásticos de xadrez e resolveu montar 3 deles para mim, verdadeiras jóias que mexem com nossa fantasia enxadrística e nos força a calcular, certamente para quem tem o hábito de enfrentar esse tipo de material será fácil a resolução, para outros haverá certo grau de dificuldade, felizmente consegui lembrar-me de todos para compartilhar com meus amigos leitores, e coloquei todos neste post para vocês tentarem resolver.

Tática I (leia mais)
A proposta desse material Tática é que o professor ou aluno possa se familiarizar com diversos temas combinativos simulando situações reais de jogo. É interessante muitas vezes colocar uma média de tempo de alguns minutos para cada posição a fim de condicionar a nossa mente a trabalhar sobre pressão. Se o nível de exercícios estiver alto para seu aluno ou para você mesmo, aconselho a estudar nossos exercícios de Xeque Mate em 1 e Xeque Mate em 2 inicialmente. Outros artigos de nosso acervo em Materiais Didáticos podem ajudá-lo a entender os princípios de análise e cálculo da posição. Para a melhoria de nossas publicações faça seu comentário.
Tática II (leia mais)
Tática III (leia mais)

Tática IV (leia mais)

Tática V (leia mais)

Tática VI (leia mais)

Tática VII (leia mais)

Tática VIII (leia mais)

Xeque Mate em Um (leia mais)

Xeque Mate em Dois (leia mais)

Xeque Mate em Três (leia mais)

Xeque Mate em Quatro (leia mais)

Xeque Mate em Cinco (leia mais)

Espero que gostem da seleção das postagens e para os professores que possam utilizar também em suas aulas nossos materiais.
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 2 comentários

Anônimo
27 de janeiro de 2012 08:03

legal paulim forte abc do sergim

29 de janeiro de 2012 15:55

Valeu Sergião...aquele abraço! Quando possível deixe sugestões de materiais também!