Home » » Equipe Mineira de Xadrez- Absoluto

Equipe Mineira de Xadrez- Absoluto

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 4 de janeiro de 2012 | 11:24

Na próxima semana, a Equipe Mineira de Xadrez na categoria Absoluto formada por Gérson P. Batista ( foto- 2239 elo FIDE) Frederico Gazel (2274), MF Arthur G. Chiari (2000), Lucas Crespo (2120), João Paulo Cassemiro (2174)e Erlon Braghini (2117), jogará o XI Aberto Internacional da República Checa (que vai de 13 a 20/1), em Praga. Tal equipe foi formada por torneios classificatórios. Acompanhe agora um pouco mais a respeito desse projeto que viabiliza aos jogadores chances de jogar no exterior e de alcançarem maior rating, normas e títulos por matéria publicada no Clube de Xadrez On Line.

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) viabilizou no dia (16/08/2011) a implantação de projetos desportivos pela Federação mineira de Xadrez (FMX), através de convênio assinado pelo secretário Braulio Braz (foto)e a presidente da entidade, Luciane Sepúlveda Viana (foto). Com a assinatura assegurada pela Lei de Incentivo ao Esporte, a SEEJ garantiu o repasse à FMX de recursos oriundos da concessão de desconto para o pagamento de crédito tributário inscrito em dívida ativa para a implantação do projeto “equipe mineira de Xadrez”. O projeto prevê o desenvolvimento do desporto de rendimento, com a formação de equipe mineira feminina e masculina sub 10, sub 18 e na categoria absoluto, composta por 16 atletas, que representarão Minas Gerais em torneios nacionais e internacionais.

Luciane Sepúlveda e Bráulio Braz assinando o projeto

 A iniciativa tem por finalidade projetar o rating internacional dos atletas participantes, para a obtenção de pontuação necessária à titulação internacional, que exige a participação em torneios de rating FIDE com graduação elevada.

O convênio prevê a utilização dos recursos repassado pela SEEJ na contratação de 647 horas-aula de treinamento de instrutores, mestres e grandes mestres, na aquisição de passagens e no pagamento de inscrições, alimentação, transportes e hospedagens.
“O projeto equipe mineira de Xadrez é uma sequência, uma continuação do projeto Xadrez nas Escolas, exatamente por que surgiu de demandas deste último. Nele, nós sentimos a necessidade de selecionar atletas que já estavam aptos a competições, mas ainda necessitavam de treino, para trazer titulações internacionais para Minas Gerais. E, na viabilização deste treinamento, contamos com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude”, explicou Luciane Viana.

“Minas Gerais possui apenas quatro mestres FIDE e as titulações de mestre internacional e grande mestre demandam a participação em torneios de rating FIDE. É essa participação que a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude está assegurando, de forma a contribuir com a elevação do xadrez praticado em Minas Gerais”, afirmou Braulio Braz.
Por Luciane Sepúlveda Viana (presidente da FMX) e Braulio Braz (secretário da SEEJ)

Fonte das informações:

Acesse também o link do evento que a equipe participará:

O XadrezBatatais só tem a parabenizar a iniciativa da FMX na figura da Luciane e do Governo do Estado em oportunizar tal condição e pedir para que outras federações possam copiar o exemplo e expandir o contato dos jogadores possibilitando-do-os maior cultura enxadrística e também para que dentro do Brasil possam ter mais contato com grandes torneios e organizações. Além do que desejar aos jogadores que consigam desempenhar seu melhor xadrez e alcançar os objetivos desejados. Boa viagem a todos!
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 2 comentários

Anônimo
4 de janeiro de 2012 14:49

Parabens a vocês também do blog-site pela divulgação, particularmente ao colega e amigo Paulinho Farias, com quem tenho arbitrado e aprendido muito durante eventos que inclusive dão esta oportunidade de movimentação do rating FIDE aos "Mineiros", inclusive contando com a participação do Nery Jr. no IRT de Batatais/SP já para próxima semana ... Ótimo 2012 à equipe do www.xadrezbatatais.com !
... não menos Mineiro, portanto votos de sucesso absoluto durante o XI Aberto Internacional em Praga - na República Checa aos representantes da Equipe Mineira!
cordialmente,
AR Maurílio Azevedo

4 de janeiro de 2012 17:38

Obrigado pelo comentário Maurílio (MauMau)!Que possamos arbitrar muitos torneios juntos esse ano novamente. E que a equipe possa incentivar outras iniciativas assim pelo Brasil...Abraços!!

Postar um comentário