Home » , , » Anand: O jovem relâmpago (lightning kid)

Anand: O jovem relâmpago (lightning kid)

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 12 de janeiro de 2012 | 00:33

Viswanathan Anand, também conhecido como Vishy Anand é o atual campeão mundial de Xadrez. Nascido na Índia em 11 de dezembro de 1969 se tornou uma celebridade dos esportes e um ícone que certamente representou para seu país o despontar da modalidade. Hoje a Índia é uma das grandes potências no xadrez mundial, e o fruto do trabalho desse gênio é que tornou a arte de Caíssa tão popular em sua terra natal. A partida a seguir é uma das mais interessantes de sua carreira, não só pelo caráter didático, mas também no aspecto da luta, Anand e Ftacnik certamente protagonizaram um duelo inesquecível para os amantes do jogo de xadrez, pelas chances criadas por ambos e pelo belo final que se produz. Acompanhe a partida, um pouco mais da vida do campeão e um vídeo que justifica sua fama de jogar rápido.




Carreira

A ascensão de Anand no mundo do xadrez indiano foi meteórica, em 1983, com catorze anos de idade venceu o campeonato de xadrez indiano (categoria sub-júnior) com um registo de 9/9. Tornou-se o indiano mais jovem de todos os tempos a obter o título de Mestre Internacional com quinze anos, em 1984. Com dezesseis anos tornou-se campeão nacional, título que ganhou mais duas vezes. Por também disputar suas partidas na velocidade blitz (o tempo para terminar o jogo é muito reduzido, 5 minutos), ganhou a alcunha de "Lightning Kid" ("rapaz-relâmpago", uma vez que na Índia em vez de se utilizar o termo blitz, utiliza-se o termo lightning). Em 1987, foi o primeiro indiano a ganhar o Campeonato do mundo de xadrez júnior. Aos dezoito anos tornou-se o primeiro Grande Mestre indiano.
Anand, apareceu nos maiores escalões do xadrez no início da década de 1990, ganhando torneios de prestígio como o Reggio Emilla em 1991 (à frente de Garry Kasparov e Anatoly Karpov, que estavam em grande forma). Apesar de jogar em tão alto nível, não abrandou, continuando a jogar na velocidade blitz.
Anand tem estado no top-cinco do ranking já há uma década, sendo a maior parte desse tempo passado no top-três. Anand tem sido o jogador não russo mais forte desde Bobby Fischer. Como Fischer, também Anand ganhou por três vezes o Chess Oscar (literalmente, Oscar do xadrez, um importante prémio que distingue anualmente um jogador de xadrez encarado como superior aos outros nesse ano), nos anos de 1997, 1998 e 2003.

Campeonatos mundiais
Após várias tentativas frustradas por pouco, Anand conseguiu finalmente vencer o Campeonato Mundial da FIDE em 2000, após ter batido Alexei Shirov, tornando-se o primeiro indiano a ganhar este título.
Em Setembro de 2007, em um campeonato realizado na Cidade do México, Anand conseguiu novamente o título de campeão mundial de xadrez, desta vez absoluto e unificado, tirando o título de campeão do mundo de Vladimir Kramnik, título esse que mantém até os dias de hoje.



O vídeo a seguir representa bem a velocidade do campeão e seu apelido de infância "Lightnig Kid"



Saiba mais:

http://www.xadrezbatatais.com/2012/01/kramnik-promessa-que-virou-realidade.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Viswanathan_Anand

Nossa matéria citada em inglês no fórum do Chessdom:

http://forums.chessdom.com/viewtopic.php?f=2&t=489&sd=d
Anand,The King in battle of Pawns.
Postby Jagdish Dube on Thu Jan 12, 2012 11:44 am
ANAND,YOUNG LIGHTENING KID
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=BwcONHV1csI&feature=youtu.be
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 2 comentários

12 de janeiro de 2012 09:05

Please Copy & Paste the following Link to read more.
http://forums.chessdom.com/viewtopic.php?f=2&t=489&sd=d

12 de janeiro de 2012 09:39

Ok, sure I will! Thank you!

Postar um comentário