Home » » Minha História no Xadrez: Eliseu Batista

Minha História no Xadrez: Eliseu Batista

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 22 de dezembro de 2011 | 12:22

Essa nova proposta do XadrezBatatais visa conhecer um pouco mais a respeito dos professores, aficionados e profissionais do xadrez de nosso país e que colaboram para crescimento da modalidade em suas cidades, regiões, Estados.
Uma das vertentes do blog é ajudar os amantes do jogo de xadrez, seja por meio de materiais, sugestões, aulas, cursos, oficinas, criação de eventos e agora por meio de compartilhar experiências.
E nada pode ser mais interessante do que saber um pouco da vida e experiências de cada um, mesmo dos mais jovens professores até o número 1 do país. Informaçoes do tipo: quando e como começou, quem ensinou, qual foi o primeiro contato com a arte enxadrística, como melhorou o jogo, período mais importante da carreira, o que conquistou em títulos, seja como jogador, como professor, falar um pouco de alguém que tenha marcado a vida nesse sentido, se possui site ou blog de xadrez, se representa ou representou alguma cidade, que dica pode dar aos leitores, etc.

O colaborador de hoje é o Árbitro Regional Eliseu Batista, que recentemente foi o aprovado com maior nota no curso de Árbitro Fide que houve no Brasil.
Acompanhem sua história e e dicas para os leitores:



Comecei em 1997 na Escola Estadual Luís de Siqueira, com a vinda do Prof. Aldo Gardengui para Barrinha.
Vi meu amigos jogando, com isso, me deu vontade de aprender, ai comprei um jogo de xadrez daqueles magnéticos pequenos (minúsculos) e no jogo vinha algumas regras e movimentos das peças, e assim, fui aprendendo aos trancos e barrancos.
Embora tenha aprendido em 1997, o que me motivou a aprender o xadrez foi que em 1994 quando estava na 4ª serie uma professora (não me lembro do nome) falava sobre o jogo e isso ficou na minha cabeça.
Iniciei minha carreira como árbitro em 2007 com o curso que fiz com o Árbitro Internacional Mauro Amaral, e, em 2008 e 2009 arbitrei alguns torneios na região, mas, em 2010 tive a idéia de fazer o Circuito Mogiano (com a ajuda de meu amigo Evandro Brandão), pois, na região estava com uma defasagem em torneios, graças a Deus foi alterado esse quadro, pois, em 2010 e 2011 participei da organização e arbitragem de 6 torneios oficiais na Região de Ribeirão Preto.
O período mais importante da minha carreira a meu ver, esta sendo agora, como árbitro, pois, tive muitas experiências em ver, por exemplo, como os fortes jogadores se preparam para cada jogo. torneios, agem durante a partida e, recentemente, participei do quadro de árbitros do Mundial de Xadrez da Juventude em Caldas Novas-GO e lá também fiz o curso de FIDE'S ARBITER e fui um dos aprovados no Seminário da FIDE.
Como jogador conquistei alguns títulos como 2º e 3º Jogos Regionais (por Barrinha), 3º colocação Paulista por equipe (por Barrinha), Campeão Jogos da Primavera (Escola SENAI)
 E como professor consegui ser Campeão Jogos Escolares, Vice-Campeão dos Jogos Regionais; Campeão, Vice e 3º colocado Jogos da Primavera, 2º colocado Paulista Sub 16
 Bom para aqueles que estão começando na rodovia xadrez, eu indico que continuem se esforçando e estudando, pois, só com muito trabalho conseguirão seus objetivos, e talvez a dica mais importante, criem amizades!
Agradeço muito minha família e a família Brandão, pois, foram eles que me ajudaram e me incentivaram nessa minha trajetória!

Para saber um pouco mais sobre Eliseu Batista acesse www.xadrezinterior.blogspot.com

Eliseu é um dos parceiros do XadrezBatatais e nosso companheiro na organização de eventos. Gostaríamos de agradecer a gentileza em falar um pouco de si para encorajar os amantes do xadrez, dizer que estamos felizes com seu sucesso e que você sirva de exemplo aos que querem seguir na carreira de profissional do xadrez.

Conte-nos você também leitor a sua história, envie- nos no contato@xadrezbatatais.com que teremos o prazer em publicar. 
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário