Home » » 78º Campeonato Brasileiro: Rodada 5

78º Campeonato Brasileiro: Rodada 5

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 14 de dezembro de 2011 | 21:54

Destaque na rodada para a vitória do MI Evandro Barbosa (foto) sobre o GM Krikor, a abertura foi uma escocesa em que as brancas jogam 5-Cxc6 seguido 6-e5 e que foge dos caminhos mais conhecidos por não jogar 8-c4, Evandro fica com seu rei no centro em uma posição de equilíbrio dinâmico. Krikor na lance 25-...,Tfe8 parece cometer uma imprecisão em entregar o peão de c6, e depois o de d5, por conta do rei branco estar no centro a posição preta aparentava ter mais temas do que realmente tinha. A partida finaliza no 31. Em Mequinho e Di Berardino, ocorre uma NinzoIndia Variante Rubinstein na qual as pretas sacrificam uma qualidade no lance 13-...,Txe5, Mequinho conduz com maestria e devolve o regalo no lance 35-Dxe6 entregando a dama por um cavalo e finalizando a partida por inúmeros temas de mate.
Entre Paulo Jatobá e El Debs ocorre um duelo inglês, abertura em que os dois conduzindo as brancas tem grandes resultados. Foi a partida mais longa da rodada 65 lances. A vitória do GM se deu pela atividade que conquistou com suas torres e dama nas colunas c e b que culmina com a queda do peão de b2. Após algumas simplificações El Debs consegue conter todos os riscos da posição e de forma natural vai ganhando mais e mais espaço no campo inimigo até conduzir a um tema de mate.
Fier e Haroldo Cunha levam a partida a um ritmo normal de posições do Gambito da Dama recusado em que o preto joga com muita cautela. O branco desenvolve todas as suas peças e rompe em e4 sem nenhuma novidade nessas posições, até que Fier faz um belo sacrifício de qualidade 23-Txd5 que desmorona a posição preta culminando no arremate do lance 29-Dxg6.
Leitão e Matsuura fazem um duelo sem muitos riscos para nenhum deles, um Gambito da Dama recusado com 5-b3 onde o branco passa a partida toda com leve superioridade, mas nada que pudesse transformar em uma vantagem permanente, termina por repetição de diagramas no lance 36.
A partida entre Yago Santiago e Vescovi para mim foi o empate mais bem jogado do torneio, uma posição aguda mais do que o normal proposta pelo brando desde o 7-g4. As pretas em poucos lances conseguem vantagem material mais tem seu rei no centro e o branco ainda domina muitas linhas e tem melhor desenvolvimento. É um duelo de material x atividade muito bonito e o MF demonstra muito espírito de luta contra o atual campeão brasileiro, termina no lance 32 por repetição de diagramas.

Acompanhe os resultados da rodada 5:


Apesar do empate frente a Matsuura, Leitão continua na liderança isolado, seguido de perto por Mequinho e Fier:


A partida escolhida de hoje foi a vitória de Evandro, não pelo ponto em si, mas por não se intimidar frente a nenhum oponente e por mostrar coragem na escolha dos lances:


Downloads das partidas:

Acesse também:
Reino de Caíssa
Xadrez Petrolina
Xadrez Brasileiro
Brasil Xadrez





Compartilhe este artigo :

Postar um comentário