Home » » 78º Campeonato Brasileiro: Rodada 4

78º Campeonato Brasileiro: Rodada 4

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 13 de dezembro de 2011 | 23:54

Falando das vitórias, Di Berardino (foto) vence Paulo Jatobá com as brancas, em uma India da Dama clássica, após um belo sacrifício de qualidade Txd6, criando vários temas de cravada na posição, a ideia começa com o lance 16-c5 em que o carioca sacrifica um peão e dobra as torres para pressionar sobre a coluna d.
Jatobá parece não ter certeza sobre como prosseguir a partida, perde alguns lances com suas peças e o branco aproveita as chances, finaliza no lance 35.
El Debs x Yago, iniciam com uma Bogoíndia e a posição logo fica equilibrada, com algumas séries de trocas chegando a um final de Damas e bispos de cores opostas em que as brancas por terem a iniciativa tem boas perspectivas, mas o engine analisa a posição como equilibrada, mas não é fácil encontrar 24-...Ba3 que é o único provável a dar tais chances, uma pena para Yago que com essa partida empatada ficaria a 2,5 pontos da norma jogando ainda 7 partidas.
Haroldo Cunha x Rafael Leitão, o GM joga um pirc e no lance 18 conquista o peão de e4 e com essa primícia aos poucos vai consolidando a posição e demonstrando que com apenas uma pequena vantagem de material é o suficiente para sufocar e não dar nenhuma chance ao adversário, termina no lance 46.
Na partida Krikor x Mequinho ocorre uma Grunfeld que as brancas fianquetam em g2 muito bem lutada até o fim, na qual Krikor consegue um peão a mais (4x3) em um final de bispo de mesma cor e torre para cada lado que culmina em um empate de comum acordo (lance 46) porque os peões estão em uma mesma ala.
Em Vescovi x Fier, o palco da luta se dá também em uma Grunfeld, na qual as brancas conseguem um peão passado em “d” e um forte cavalo em e5, mas com poucas chances de ativar suas torres e bispos. Após inúmeras trocas termina em um final de cavalo e 2 peões para cada lado (54 lances).
Matsuura x Evandro Barbosa, ocorre em uma Reti, ou Zukertor Reti, que é como um sistema Colle lutando pelo controle de e5, mas usando o bispo de casas pretas por b2, uma posição tranquila para ambos, que culmina em um final de peças pesadas, 2 torres e dama para cada lado, e brancas com maioria de peões na ala da dama (3x2) e pretas na ala do rei com (4x3), empataram em 19 lances

Acompanhe todos os resultados da quarta rodada e vejam os confrontos da próxima para torcerem pelos seus favoritos:



Acompanhem na íntegra a bela partida de Di Berardino x Paulo J. Reis


Downloads das partidas:

Acesse também:
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário