Home » » Chess Masters Final: Rodada 9

Chess Masters Final: Rodada 9

Postado Por Paulo Henrique de Faria em 11 de outubro de 2011 | 09:30

Esta rodada foi algo marcante para o Grand Slam 2011, pois foi a unica em que todas as partidas terminaram em vitoria para algum jogador. As partidas foram relativamente curtas a mais longa foi a de Nakamura que acabou perdendo no tempo no ultimo lance do controle. Anand simplesmente parecia não estar na partida perdendo para Aronian em 25 lances. Carlsen vence a Ivanchuk e assume o primeiro posto no torneio após uma bela vitória.

A pontuação após a 9° rodada ficou da seguinte forma:

Nessa partida Carlsen mostra porque é o número 1 do mundo e que mesmo após alguns tropeços sempre briga pelo primeiro prêmio. E que lances como 17-Txd7 fazem dele um verdadeiro gênio.  


Aqui acontece quase que o impossível, Vallejo que em praticamente todos os seus confrontos ficou apurado no tempo e sempre correndo atrás no placar vence Nakamura no tempo. O americano não completou o controle no lance 40 e perdeu em uma posição no mínimo equilibrada com mais chances para si. Faltou apenas um lance, o que gerou muita discussão no post-mortem da partida. Resultado esse que deixou nada mais nada menos que Anand na ultima colocação após sua derrota para Aronian.


Aronian não deu a menor chance a Anand que parecia não saber o que fazer. Mérito das brancas que demonstraram uma bela compreensão da posição e paciência em explorar as fraquezas da posição de Anand que em 25 lances não aguentou mais a pressão. O ponto alto da partida além do arremate foi a jogada 11-d5! Explorando a má situação do rei preto no centro.


Foto retirada de http://chessbase.com/
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário