Home » » Coluna de Mestre: A História da Liga dos Campeões Mundiais

Coluna de Mestre: A História da Liga dos Campeões Mundiais

Postado Por Vanessa Benko em 8 de agosto de 2011 | 08:20

O Campeonato Mundial do Xadrez reconhece os campeões mundiais do esporte oficialmente apenas desde o último trimestre do século XIX, que Wilhelm Steinitz se proclamou campeão do mundo, mas ninguém discutiu o título após Sua vitória sobre Adolf Anderssen, em 1866. Mais adiante neste reconhecimento pegou com vitórias sucessivas no torneio em Londres, considerado o mais forte torneio da temporada. No entanto, informalmente, há campeões do mundo na história do xadrez, como Ruy López de Segura, jogador de xadrez espanhóis na segunda metade do século XVI foi enviada por Filipe II para enfrentar os jogadores mais poderosos da época, que eram italianos , derrotando, perdendo em 1575, quando foi derrotado por Leonardo da Cutri em que muitas vezes é oficialmente considerado o primeiro campeonato de xadrez do mundo.

Ruy López de Segura
Seus pais eram comerciantes, para a casa e escudo no Grande Plaza, na cidade de Zafra. Foi o pároco da Candelária, em Zafra e depois foi para a corte de Filipe II, sob a condição de confessor real e conselheiro. Considerado um campeão do mundo, pelo menos, entre 1570 e 1575, quando foi derrotado por Leonardo da Cutri. Estudos sobre o espanhol Abertura 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 (que também leva seu nome) foram fundamentais para o progresso do jogo. O Tratado de zafrense xadrez passou por inúmeros estudos e tem sido considerado como a base da teoria do xadrez. Sua abertura, ainda é válido e tem sido analisado e testado na prática pelo grandmasters xadrez mais moderno. Ela aparece em seu tratado como Abertura IX.

Ruy López—Cutri, L da [C30] Madrid, 1575
1.e4 e5 2.f4 O Gambito do rei era o favorecido arma dos mestres da época. Anos mais tarde foi que ele criou sua famosa Ruy Lopez levantar. 2...d6 3.Ac4 c6 4.Cf3 Ag4 Leonardo snared Ruy Lopez tema que dá para uma combinação que é conhecido atualmente para jogadores iniciantes. 5.fxe5 dxe5 6.Axf7+ Rxf7 7.Cxe5+ Re8 8.Dxg4 e branco tem dois peões e posição vencedora 8...Cf6+ 9.De6 De7 10.Dc8+ Dd8 11.Dxd8+ Rxd8 12.Cf7+ e pretas para a perda iminente da torre e rendição 1-0. Esta vitória deu fama internacional Ruy Lopez

Por MI Liascovich, Lucas
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário